Concentração foliar de molibdênio e exportação de nutrientes pelo feijoeiro -ouro negro- em resposta à adubação foliar com molibdênio Reportar como inadecuado




Concentração foliar de molibdênio e exportação de nutrientes pelo feijoeiro -ouro negro- em resposta à adubação foliar com molibdênio - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

A. C. RIBEIRO ; J. M. CHAGAS ; S. T. A. CASSINI ;Revista Brasileira de Ciência do Solo 2000, 24 1

Autor: A. C. S. PESSOA

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista Brasileira de Ciência do Solo ISSN: 0100-0683 revista@sbcs.org.br Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Brasil PESSOA, A.
C.
S.; RIBEIRO, A.
C.; CHAGAS, J.
M.; CASSINI, S.
T.
A. CONCENTRAÇÃO FOLIAR DE MOLIBDÊNIO E EXPORTAÇÃO DE NUTRIENTES PELO FEIJOEIRO -OURO NEGRO- EM RESPOSTA À ADUBAÇÃO FOLIAR COM MOLIBDÊNIO Revista Brasileira de Ciência do Solo, vol.
24, núm.
1, 2000, pp.
75-84 Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Viçosa, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=180218272011 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto CONCENTRAÇÃO FOLIAR DE MOLIBDÊNIO E EXPORTAÇÃO DE NUTRIENTES. 75 CONCENTRAÇÃO FOLIAR DE MOLIBDÊNIO E EXPORTAÇÃO DE NUTRIENTES PELO FEIJOEIRO “OURO NEGRO” EM RESPOSTA À ADUBAÇÃO FOLIAR COM MOLIBDÊNIO(1) A.
C.
S.
PESSOA(2), A.
C.
RIBEIRO(3), J.
M.
CHAGAS(4) & S.
T.
A.
CASSINI(5) RESUMO Objetivando avaliar os efeitos da aplicação foliar de molibdênio (Mo) na concentração de Mo, N total, N orgânico e nitrato nas folhas e nos grãos e a exportação dos nutrientes pelos grãos do feijoeiro cv.
Ouro Negro, realizou-se o experimento, em condições de lavoura, na Universidade Federal de Viçosa.
Os tratamentos constituíram-se de doses crescentes de Mo (0, 40, 80 e 120 g ha-1 de Mo) na forma de molibdato de amônio, aplicado em adubação foliar 25 dias após a emergência.
Usou-se o delineamento de blocos ao acaso, com quatro repetições. Pelos teores de Mo, de N total e de N orgânico nas folhas e nos grãos, observouse uma resposta quadrática à aplicação de doses crescentes de Mo.
A aplicação foliar de Mo aumentou a concentração de Mo nas folhas, de 0,49 mg kg-1 (testemunha) para 0,95 mg kg-1 (para a máxima eficiência técni...





Documentos relacionados