Degradação de ametrina em areia quartzosa com adição de solo rizosférico de cana-de-açúcar Reportar como inadecuado




Degradação de ametrina em areia quartzosa com adição de solo rizosférico de cana-de-açúcar - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

R. T. R. MONTEIRO ; V. L. TORNISIELO ;Revista Brasileira de Ciência do Solo 2000, 24 1

Autor: M. A. COSTA

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista Brasileira de Ciência do Solo ISSN: 0100-0683 revista@sbcs.org.br Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Brasil COSTA, M.
A.; MONTEIRO, R.
T.
R.; TORNISIELO, V.
L. DEGRADAÇÃO DE AMETRINA EM AREIA QUARTZOSA COM ADIÇÃO DE SOLO RIZOSFÉRICO DE CANA-DE-AÇÚCAR Revista Brasileira de Ciência do Solo, vol.
24, núm.
1, 2000, pp.
43-48 Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Viçosa, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=180218272007 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto DEGRADAÇÃO DE AMETRINA EM AREIA QUARTZOSA COM ADIÇÃO DE SOLO. 43 DEGRADAÇÃO DE AMETRINA EM AREIA QUARTZOSA COM ADIÇÃO DE SOLO RIZOSFÉRICO DE CANA-DE-AÇÚCAR(1) M.
A.
COSTA(2), R.
T.
R.
MONTEIRO(3) & V.
L.
TORNISIELO(4) RESUMO Utilizando amostras de Areia Quartzosa esterilizada, não esterilizada e com adição de 10% de solo da rizosfera de cana-de-açúcar cultivada em campo, na presença e na ausência do herbicida ametrina, a biodegradação de 14C-ametrina foi avaliada juntamente com a quantidade de resíduos extraíveis, não-extraíveis e número de microrganismos presentes.
A taxa de desprendimento de 14CO2 aumentou em 3,5 vezes, com adição de solo rizosférico de culturas previamente tratadas com o herbicida, em 1,7 vez, com a adição de solo de rizosfera de culturas não tratadas.
A presença de metabólitos detectada por cromatografia de camada delgada revela a maior degradação nas amostras que tiveram a adição de solo rizosférico.
A microbiota presente na rizosfera ocasionou maior mineralização do herbicida ametrina. Termos de indexação:mineralização, herbicida, fitorremediação, biorremediação SUMMARY: EFFECT OF RHIZOSPHERE SOIL ADDITION ON AMETRYN DEGRADATION IN SANDY SOIL ...





Documentos relacionados