Absorção e translocação de manganês por plantas de soja micorrizadas, sob doses crescentes deste nutriente Reportar como inadecuado




Absorção e translocação de manganês por plantas de soja micorrizadas, sob doses crescentes deste nutriente - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

R. B. Navarro ; M. A. Nogueira ;Revista Brasileira de Ciência do Solo 2003, 27 3

Autor: E. J. B. N. Cardoso

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista Brasileira de Ciência do Solo ISSN: 0100-0683 revista@sbcs.org.br Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Brasil Cardoso, E.
J.
B.
N.; Navarro, R.
B.; Nogueira, M.
A. Absorção e translocação de manganês por plantas de soja micorrizadas, sob doses crescentes deste nutriente Revista Brasileira de Ciência do Solo, vol.
27, núm.
3, 2003, pp.
415-423 Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Viçosa, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=180218486003 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ABSORÇÃO E TRANSLOCAÇÃO DE MANGANÊS POR PLANTAS DE SOJA MICORRIZADAS. 415 SEÇÃO III - BIOLOGIA DO SOLO ABSORÇÃO E TRANSLOCAÇÃO DE MANGANÊS POR PLANTAS DE SOJA MICORRIZADAS, SOB DOSES CRESCENTES DESTE NUTRIENTE(1) E.
J.
B.
N.
CARDOSO(2), R.
B.
NAVARRO(3) & M.
A.
NOGUEIRA(4) RESUMO A toxidez de Mn pode ser atenuada, em algumas situações, pela micorrização das plantas.
Mecanismos diretos e indiretos podem estar envolvidos nesse processo.
Este trabalho visou avaliar o efeito intrínseco do fungo micorrízico arbuscular (FMA) na absorção e translocação de Mn por plantas de soja. Inicialmente, testaram-se três espécies de FMA quanto à capacidade de propiciar crescimento das plantas sob excesso de Mn.
Glomus macrocarpum foi a mais eficiente em proteger as plantas contra o excesso de Mn, resultado da maior retenção de Mn nas raízes e menor translocação para a parte aérea.
A simbiose com Gigaspora margarita foi ineficiente e limitou o desenvolvimento das plantas. Num segundo experimento, empregaram-se um cultivar tolerante e outro sensível ao excesso de Mn, em associação ou não com G.
macrocarpum.
Pretendeu-se verificar ocorrência de oxidação de Mn nas raízes das plant...





Documentos relacionados