Perdas de solo e água por erosão hídrica em sistemas florestais na região de aracruz es Reportar como inadecuado




Perdas de solo e água por erosão hídrica em sistemas florestais na região de aracruz es - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

M. L. N. Silva ; N. Curi ; M. M. Ferreira ; S. Fonseca ; J. J. G. S. M. Marques ;Revista Brasileira de Ciência do Solo 2003, 27 3

Autor: S. G. Martins

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista Brasileira de Ciência do Solo ISSN: 0100-0683 revista@sbcs.org.br Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Brasil Martins, S.
G.; Silva, M.
L.
N.; Curi, N.; Ferreira, M.
M.; Fonseca, S.; Marques, J.
J.
G.
S.
M. Perdas de solo e água por erosão hídrica em sistemas florestais na região de Aracruz (ES) Revista Brasileira de Ciência do Solo, vol.
27, núm.
3, 2003, pp.
395-403 Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Viçosa, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=180218486001 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto PERDAS DE SOLO E ÁGUA POR EROSÃO HÍDRICA EM SISTEMAS FLORESTAIS. 395 SEÇÃO I - FÍSICA DO SOLO PERDAS DE SOLO E ÁGUA POR EROSÃO HÍDRICA EM SISTEMAS FLORESTAIS NA REGIÃO DE ARACRUZ (ES)(1) S.
G.
MARTINS(2), M.
L.
N.
SILVA(3), N.
CURI(3), M.
M.
FERREIRA(3), S.
FONSECA(4) & J.
J.
G.
S.
M.
MARQUES(5) RESUMO Avaliaram-se as perdas de solo e água por erosão hídrica em sistemas florestais, relacionando-as com os limites admissíveis de perdas para as principais classes de solo nos Tabuleiros Costeiros da região de Aracruz (ES), com vistas em obter indicativos da adequação do manejo deste sistema de produção.
O experimento foi instalado em parcelas em Argissolo Amarelo textura média- argilosa (PA1), Plintossolo Háplico (FX) e Argissolo Amarelo moderadamente rochoso (PA8), com declividade variando de 1,8 a 8,2 %; 1,3 a 12,4 % e 28,8 a 35,5 %, respectivamente, contemplando três situações: eucalipto, mata nativa e solo descoberto.
As perdas de solo por erosão hídrica para o sistema com eucalipto apresentaram a seguinte ordem: PA8 PA1 FX.
As perdas de água por enxurrada para o sistema com eucalipto apresentaram a seguinte ordem: PA8 FX PA1, com uma v...





Documentos relacionados