Elaboração de zoneamentos agropedoclimáticos por geoprocessamento: soja em municípios do rio grande do sul Reportar como inadecuado




Elaboração de zoneamentos agropedoclimáticos por geoprocessamento: soja em municípios do rio grande do sul - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

C. S. Chagas ; N. R. Pereira ; J. C. M. Strauch ;Revista Brasileira de Ciência do Solo 2003, 27 2

Autor: W. Carvalho Junior

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista Brasileira de Ciência do Solo ISSN: 0100-0683 revista@sbcs.org.br Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Brasil Carvalho Junior, W.; Chagas, C.
S.; Pereira, N.
R.; Strauch, J.
C.
M. Elaboração de zoneamentos agropedoclimáticos por geoprocessamento: soja em municípios do Rio Grande do Sul Revista Brasileira de Ciência do Solo, vol.
27, núm.
2, abril, 2003, pp.
379-387 Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Viçosa, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=180218485018 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ELABORAÇÃO DE ZONEAMENTOS AGROPEDOCLIMÁTICOS POR GEOPROCESSAMENTO:. 379 ELABORAÇÃO DE ZONEAMENTOS AGROPEDOCLIMÁTICOS POR GEOPROCESSAMENTO: SOJA EM MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO SUL(1) W.
CARVALHO JUNIOR(2), C.
S.
CHAGAS(2), N.
R.
PEREIRA(2) & J.
C.
M.
STRAUCH(3) RESUMO Os zoneamentos agropedoclimáticos fazem uso de banco de dados ambientais e apresentam uma classificação que integra diversas variáveis por meio das operações de geoprocessamento.
Neste trabalho, foi realizado um estudo de caso da soja no Rio Grande do Sul.
Os aplicativos PC-ArcInfo, Arcview e SGI VGA foram empregados para as operações de entrada, de geoprocessamento dos dados e de apresentação dos resultados alcançados.
O geoprocessamento envolveu a reclassificação e cruzamentos dos planos de informação e operações com tabelas associadas aos planos de informação.
As características dos solos, tais como: fertilidade natural, textura, relevo, profundidade efetiva, susceptibilidade à erosão, drenagem, pedregosidade-rochosidade e saturação por sódio, foram avaliadas para a cultura da soja em todos os componentes das unidades de mapeamento de solos do estado do Rio Grande do Sul, geran...





Documentos relacionados