Absorção, translocação e utilização de fósforo por variedades de trigo submetidas à toxidez de alumínio Reportar como inadecuado




Absorção, translocação e utilização de fósforo por variedades de trigo submetidas à toxidez de alumínio - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

H. Bohnen ; I. Anghinoni ;Revista Brasileira de Ciência do Solo 2003, 27 2

Autor: A. D. Abichequer

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista Brasileira de Ciência do Solo ISSN: 0100-0683 revista@sbcs.org.br Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Brasil Abichequer, A.
D.; Bohnen, H.; Anghinoni, I. Absorção, translocação e utilização de fósforo por variedades de trigo submetidas à toxidez de alumínio Revista Brasileira de Ciência do Solo, vol.
27, núm.
2, abril, 2003, pp.
373-378 Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Viçosa, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=180218485017 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ABSORÇÃO, TRANSLOCAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE FÓSFORO POR VARIEDADES DE TRIGO. 373 NOTA ABSORÇÃO, TRANSLOCAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE FÓSFORO POR VARIEDADES DE TRIGO SUBMETIDAS À TOXIDEZ DE ALUMÍNIO(1) A.
D.
ABICHEQUER(2), H.
BOHNEN(3) & I.
ANGHINONI(4) RESUMO Variedades de trigo tolerantes ao alumínio podem ser mais eficientes no aproveitamento de fósforo na presença desse elemento.
O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência do alumínio em variedades de trigo Toropi, considerada eficiente, e CNT 8, ineficiente quanto ao aproveitamento de fósforo.
Realizou-se um experimento em 1994, em casa de vegetação, em vasos que continham solução nutritiva com duas concentrações de fósforo (1,6 e 32,3 µmol L-1) e duas de alumínio (0,0 e 37,0 µmol L-1).
Após 31 dias de cultivo, foram avaliados a morfologia das raízes e o aproveitamento do fósforo.
As raízes da variedade de trigo Toropi foram menos afetadas do que as da CNT 8 pelo alumínio; no entanto, não houve relação da absorção de fósforo com o comprimento, raio médio e superfície do sistema radicular.
A presença de alumínio aumentou a diferença entre as variedades Toropi e CNT 8 quanto à eficiência de absorção...





Documentos relacionados