Oeste do Mato Grosso, sul de Rondônia: visões cruzadas sobre uma região amazônica: A configuração socioambiental da região de estudo.Reportar como inadecuado




Oeste do Mato Grosso, sul de Rondônia: visões cruzadas sobre uma região amazônica: A configuração socioambiental da região de estudo. - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

1 CREDAL - CREDAL - Centre de recherche et de documentation de l-Amérique latine - UMR 7169

Résumé : A paisagem da região, construída a partir dos elementos históricos ressaltados por outros autores dessas -visões cruzadas-, consistui-se numa entrada interessante para caracterizar a configuração socioambiental da área. Quatro formas principais de paisagem revelam-se ao olhar numa imagem de satélite: a da soja, a da pecuária, a das áreas protegidas e a da colonização agrária. Tentaremos a seguir mostrar como essas quatro formas desvendam quatro dinâmicas sociambientais muito especificas, cujo confronto desenha o presente e o futuro da região.Para tanto, lembraremos primeiro uns elementos físicos que explicam parcialmente a configuração da região, e descreveremos a seguir as formas de paisagem, as suas localizações e componentes. Finalmente, mostraremos como as paisagens assim pintadas representam um mero instante numa configuração fluida, no desenho da qual tanto os dados biofísicos quanto as decisões políticas têm um papel da mais alta relevância.

keyword : Mato Grosso Amazônia uso do solo





Autor: François-Michel Le Tourneau -

Fuente: https://hal.archives-ouvertes.fr/



DESCARGAR PDF




Documentos relacionados