Atributos físicos, químicos e mineralógicos de solos da região das várzeas de sousa pb Reportar como inadecuado




Atributos físicos, químicos e mineralógicos de solos da região das várzeas de sousa pb - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

J. C. Ker ; E. S. Mendonça ; H. A. Ruiz ; R. S. Bastos ;Revista Brasileira de Ciência do Solo 2003, 27 2

Autor: M. M. Corrêa

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista Brasileira de Ciência do Solo ISSN: 0100-0683 revista@sbcs.org.br Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Brasil Corrêa, M.
M.; Ker, J.
C.; Mendonça, E.
S.; Ruiz, H.
A.; Bastos, R.
S. Atributos físicos, químicos e mineralógicos de solos da região das Várzeas de Sousa (PB) Revista Brasileira de Ciência do Solo, vol.
27, núm.
2, abril, 2003, pp.
311-324 Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Viçosa, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=180218485011 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ATRIBUTOS FÍSICOS, QUÍMICOS E MINERALÓGICOS DE SOLOS DA REGIÃO DAS VÁRZEAS. 311 SEÇÃO V - GÊNESE, MORFOLOGIA E CLASSIFICAÇÃO DO SOLO ATRIBUTOS FÍSICOS, QUÍMICOS E MINERALÓGICOS DE SOLOS DA REGIÃO DAS VÁRZEAS DE SOUSA (PB)(1) M.
M.
CORRÊA(2), J.
C.
KER(3), E.
S.
MENDONÇA(3), H.
A.
RUIZ(3) & R.
S.
BASTOS(4) RESUMO O presente trabalho teve por objetivo caracterizar, física, química e mineralogicamente, os solos localizados nas várzeas de Sousa (Sertão da Paraíba), bem como verificar o efeito dos cátions alcalinos e alcalino-terrosos na estabilidade das substâncias húmicas.
Procurou-se, ainda, identificar os critérios de distinção de ambientes utilizados pelos pequenos agricultores e as diferentes formas de uso dos solos da região estudada.
Para isso, foram selecionados, amostrados e analisados perfis de solos das classes: Neossolo Flúvico, Luvissolo, Planossolo Nátrico e Vertissolo Cromado.
Constatou-se que, além do sódio, o magnésio teve participação efetiva na dispersão de argila, principalmente nos Vertissolos.
Os teores de Fe2O3 foram baixos em todos os perfis, com provável predomínio das formas menos cristalinas, identificadas pelas altas relaçõe...





Documentos relacionados