Evapotranspiração real de uma cultura de laranja em produção num latossolo vermelho-amarelo Reportar como inadecuado




Evapotranspiração real de uma cultura de laranja em produção num latossolo vermelho-amarelo - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Paulo Leonel Libardi ; Genelício Crusoé Rocha ; Laércio Alves de Carvalho ;Revista Brasileira de Ciência do Solo 2005, 29 5

Autor: Antonio Carlos Rodrigues Cruz

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista Brasileira de Ciência do Solo ISSN: 0100-0683 revista@sbcs.org.br Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Brasil Rodrigues Cruz, Antonio Carlos; Libardi, Paulo Leonel; Crusoé Rocha, Genelício; Alves de Carvalho, Laércio EVAPOTRANSPIRAÇÃO REAL DE UMA CULTURA DE LARANJA EM PRODUÇÃO NUM LATOSSOLO VERMELHO-AMARELO Revista Brasileira de Ciência do Solo, vol.
29, núm.
5, septiembre-octubre, 2005, pp.
659-668 Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Viçosa, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=180214037001 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto EVAPOTRANSPIRAÇÃO REAL DE UMA CULTURA DE LARANJA EM PRODUÇÃO. 659 SEÇÃO I - FÍSICA DO SOLO EVAPOTRANSPIRAÇÃO REAL DE UMA CULTURA DE LARANJA EM PRODUÇÃO NUM LATOSSOLO VERMELHO-AMARELO(1) Antonio Carlos Rodrigues Cruz(2), Paulo Leonel Libardi(3), Genelício Crusoé Rocha(4) & Laércio Alves de Carvalho(5) RESUMO A disponibilidade de água e de nutrientes no solo em épocas e quantidades apropriadas, associada às condições edáficas e climáticas, é fator de indiscutível relevância à produção das culturas.
O objetivo do presente trabalho foi avaliar a evapotranspiração real de uma cultura de laranja, analisar sua variabilidade e verificar a influência deste processo de saída de água do solo na produtividade da cultura.
O experimento foi realizado no município de Piracicaba (SP), num Latossolo Vermelho-Amarelo distrófico argissólico, e a evapotranspiração real foi avaliada pelo método do balanço de água no solo em 40 pontos correspondentes a 40 plantas de duas linhas adjacentes com 20 plantas cada.
A cultura de laranja, plantada num espaçamento de 7 x 4 m (7 m entre linhas por 4 m entre plantas na linha), ti...





Documentos relacionados