Popularização da taxonomia de solo: vocabulário mínimo e aspectos sócio-econômicos no contexto do ensino fundamental, em são miguel, esperança pb Reportar como inadecuado




Popularização da taxonomia de solo: vocabulário mínimo e aspectos sócio-econômicos no contexto do ensino fundamental, em são miguel, esperança pb - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Rui Bezerra Batista ; Roseilton Fernandes dos Santos ;Revista Brasileira de Ciência do Solo 2005, 29 2

Autor: Adriana Araújo Diniz

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista Brasileira de Ciência do Solo ISSN: 0100-0683 revista@sbcs.org.br Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Brasil Diniz, Adriana Araújo; Batista, Rui Bezerra; Santos, Roseilton Fernandes dos POPULARIZAÇÃO DA TAXONOMIA DE SOLO: VOCABULÁRIO MÍNIMO E ASPECTOS SÓCIOECONÔMICOS NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL, EM SÃO MIGUEL, ESPERANÇA (PB) Revista Brasileira de Ciência do Solo, vol.
29, núm.
2, 2005, pp.
309-316 Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Viçosa, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=180214036017 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto POPULARIZAÇÃO DA TAXONOMIA DE SOLO: VOCABULÁRIO MÍNIMO E ASPECTOS. 309 POPULARIZAÇÃO DA TAXONOMIA DE SOLO: VOCABULÁRIO MÍNIMO E ASPECTOS SÓCIO-ECONÔMICOS NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL, EM SÃO MIGUEL, ESPERANÇA (PB)(1) Adriana Araújo Diniz(2), Rui Bezerra Batista(3) & Roseilton Fernandes dos Santos(4) RESUMO Este estudo objetivou construir uma proposta pedagógica com alunos de nível fundamental na comunidade de São Miguel, Esperança (PB).
Procurou-se despertar o interesse dos estudantes para a importância do solo em suas vidas, bem como adequar a terminologia usada na pedologia à linguagem cotidiana dos alunos.
Seguiu-se como método a abordagem paulofreireana na qual se considera que o contexto da escola extrapola o da sala de aula, devendo envolver o máximo de pessoas da comunidade.
Assim, procurou-se levantar informações quanto à renda familiar, moradia, número de irmãos e irmãs, atividade principal do responsável pela família, etc.
Deste levantamento, extraiu-se, também, o vocabulário mínimo, com palavras e expressões geradoras que sintetizam o universo de conhecimento em São Miguel.
Os resu...





Documentos relacionados