Parametrização do método do perfil instantâneo para a determinação da condutividade hidráulica do solo em experimentos com evaporação Reportar como inadecuado




Parametrização do método do perfil instantâneo para a determinação da condutividade hidráulica do solo em experimentos com evaporação - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Rogerio Cichota ; Quirijn de Jong Van Lier ;Revista Brasileira de Ciência do Solo 2005, 29 2

Autor: Ana Lúcia Berretta Hurtado

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista Brasileira de Ciência do Solo ISSN: 0100-0683 revista@sbcs.org.br Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Brasil Hurtado, Ana Lúcia Berretta; Cichota, Rogerio; Van Lier, Quirijn de Jong PARAMETRIZAÇÃO DO MÉTODO DO PERFIL INSTANTÂNEO PARA A DETERMINAÇÃO DA CONDUTIVIDADE HIDRÁULICA DO SOLO EM EXPERIMENTOS COM EVAPORAÇÃO Revista Brasileira de Ciência do Solo, vol.
29, núm.
2, 2005, pp.
301-307 Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Viçosa, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=180214036016 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto PARAMETRIZAÇÃO DO MÉTODO DO PERFIL INSTANTÂNEO PARA A DETERMINAÇÃO. 301 PARAMETRIZAÇÃO DO MÉTODO DO PERFIL INSTANTÂNEO PARA A DETERMINAÇÃO DA CONDUTIVIDADE HIDRÁULICA DO SOLO EM EXPERIMENTOS COM EVAPORAÇÃO(1) Ana Lúcia Berretta Hurtado(2), Rogerio Cichota(3) & Quirijn de Jong Van Lier(4) RESUMO A condutividade hidráulica do solo é uma propriedade cuja quantificação é essencial para qualquer estudo que envolva o movimento da água no solo.
Os métodos para sua determinação baseados na drenagem interna, como o do perfil instantâneo – MPI, são os mais empregados, restringindo-se à determinação da condutividade hidráulica entre a condição de solo saturado e a umidade na capacidade de campo.
Com a finalidade de obter a condutividade hidráulica para menores valores de umidade, propôs-se um método de emprego do MPI com evaporação, apresentando-se o procedimento para a determinação do plano de fluxo zero e estimativa da densidade de fluxo.
Demonstrou-se a aplicação do método, obtendo-se resultados de condutividade hidráulica para a camada superficial de um perfil monitorado a partir de um experimento de campo r...





Documentos relacionados