Incremento da exatidão da análise granulométrica do solo por meio da coleta da suspensão silte argila Reportar como inadecuado




Incremento da exatidão da análise granulométrica do solo por meio da coleta da suspensão silte argila - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Revista Brasileira de Ciência do Solo 2005, 29 2

Autor: Hugo Alberto Ruiz

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista Brasileira de Ciência do Solo ISSN: 0100-0683 revista@sbcs.org.br Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Brasil Ruiz, Hugo Alberto INCREMENTO DA EXATIDÃO DA ANÁLISE GRANULOMÉTRICA DO SOLO POR MEIO DA COLETA DA SUSPENSÃO (SILTE ARGILA) Revista Brasileira de Ciência do Solo, vol.
29, núm.
2, 2005, pp.
297-300 Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Viçosa, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=180214036015 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto INCREMENTO DA EXATIDÃO DA ANÁLISE GRANULOMÉTRICA DO SOLO POR MEIO DA COLETA. 297 NOTA INCREMENTO DA EXATIDÃO DA ANÁLISE GRANULOMÉTRICA DO SOLO POR MEIO DA COLETA DA SUSPENSÃO (SILTE ARGILA)(1) Hugo Alberto Ruiz(2) RESUMO A análise granulométrica do solo é realizada em três etapas: aplicação de pré-tratamentos para remoção de agentes cimentantes e floculantes, dispersão da amostra de solo e quantificação das frações do solo.
Para quantificar as frações do solo, há necessidade de separá-las previamente.
Dependendo do tamanho, utiliza-se o peneiramento, para as frações areia grossa e areia fina, e a sedimentação, para as frações silte e argila.
Algumas propostas metodológicas calculam a proporção da fração silte no sistema por subtração das outras frações em relação à amostra original.
No Laboratório de Física do Solo da Universidade Federal de Viçosa, realiza-se a coleta adicional da suspensão (fração silte fração argila), o que incrementa a exatidão do resultado.
As determinações que não levam em consideração esta coleta superestimam a proporção da fração silte, acumulando nesta fração a totalidade dos erros da determinação.
Pode-se concluir que a coleta da suspens...





Documentos relacionados