Análise digital do terreno: ferramenta na identificação de pedoformas em microbacia na região de -mar de morros- mg Reportar como inadecuado




Análise digital do terreno: ferramenta na identificação de pedoformas em microbacia na região de -mar de morros- mg - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Liovando Marciano da Costa ; Carlos Ernesto G. R. Schaefer ; Elpidio Inacio Fernandes Filho ; Marcelo Reschutzegger Gaggero ;Revista Brasileira de Ciência do Solo 2005, 29 2

Autor: Gabriela A. Ippoliti R.

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista Brasileira de Ciência do Solo ISSN: 0100-0683 revista@sbcs.org.br Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Brasil Ippoliti R., Gabriela A.; Costa, Liovando Marciano da; Schaefer, Carlos Ernesto G.
R.; Fernandes Filho, Elpidio Inacio; Gaggero, Marcelo Reschutzegger ANÁLISE DIGITAL DO TERRENO: FERRAMENTA NA IDENTIFICAÇÃO DE PEDOFORMAS EM MICROBACIA NA REGIÃO DE -MAR DE MORROS- (MG) Revista Brasileira de Ciência do Solo, vol.
29, núm.
2, 2005, pp.
269-276 Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Viçosa, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=180214036012 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ANÁLISE DIGITAL DO TERRENO: FERRAMENTA NA IDENTIFICAÇÃO DE PEDOFORMAS . 269 SEÇÃO V - GÊNESE, MORFOLOGIA E CLASSIFICAÇÃO DO SOLO ANÁLISE DIGITAL DO TERRENO: FERRAMENTA NA IDENTIFICAÇÃO DE PEDOFORMAS EM MICROBACIA NA REGIÃO DE “MAR DE MORROS” (MG)(1) Gabriela A.
Ippoliti R.(2), Liovando Marciano da Costa(3), Carlos Ernesto G.
R.
Schaefer(3), Elpidio Inacio Fernandes Filho(3) & Marcelo Reschutzegger Gaggero(2) RESUMO Este trabalho reporta a utilização de ferramentas de um SIG (Sistema de Informação Geográfica) para o delineamento das geoformas e pedopaisagens em um estudo de caso em microbacia do município de Viçosa (MG), a partir dos dados da carta topográfica (escala 1:50.000) da região.
Trabalhos de campo permitiram aferir uma exatidão global de 72 % na classificação das formas da paisagem e correlacionar as classes obtidas com as classes de solos dominantes. Após ajustes, elaborou-se um mapa síntese preliminar de distribuição de pedoformas, que auxilia no mapeamento de solos.
O método de classificação das formas da paisagem baseado na geração de um MNT ...





Documentos relacionados