Lodo de esgoto e sistema radicular da pupunheira Reportar como inadecuado




Lodo de esgoto e sistema radicular da pupunheira - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Marilene Leão Alves Bovi ; Gentil Godoy Júnior ; Ronaldo Severiano Berton ;Revista Brasileira de Ciência do Solo 2005, 29 2

Autor: Fernando Vinicio Armas Vega

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista Brasileira de Ciência do Solo ISSN: 0100-0683 revista@sbcs.org.br Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Brasil Vega, Fernando Vinicio Armas; Bovi, Marilene Leão Alves; Godoy Júnior, Gentil; Berton, Ronaldo Severiano LODO DE ESGOTO E SISTEMA RADICULAR DA PUPUNHEIRA Revista Brasileira de Ciência do Solo, vol.
29, núm.
2, 2005, pp.
259-268 Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Viçosa, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=180214036011 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto LODO DE ESGOTO E SISTEMA RADICULAR DA PUPUNHEIRA 259 LODO DE ESGOTO E SISTEMA RADICULAR DA PUPUNHEIRA(1) Fernando Vinicio Armas Vega(2), Marilene Leão Alves Bovi(3), Gentil Godoy Júnior(4) & Ronaldo Severiano Berton(5) RESUMO Os efeitos do lodo de esgoto sobre o sistema radicular da pupunheira foram estudados em experimento em campo, em blocos casualizados, instalado em Ubatuba (SP), em julho 2001, na densidade de 5.000 plantas ha-1.
As doses de lodo de esgoto fresco (79,7 % de umidade) utilizadas foram de 0, 38, 76 e 152 t ha-1, equivalentes a 0, 100, 200 e 400 kg ha-1 de N.
Os tratamentos foram aplicados no sulco de plantio, adicionando-se 15 g por planta de KCl como fonte de K.
A análise do sistema radicular foi efetuada doze meses após, por meio de trado e de trincheiras e com o auxílio de fotos digitais.
Detectou-se que o sistema radicular de pupunheiras com um ano de campo estava concentrado nas camadas superficiais (acima de 75 % nos primeiros 20 cm), assim como em distâncias de até 0,5 m da base da planta.
O lodo de esgoto modificou positivamente a densidade do solo, alterando também favoravelmente a densidade das raízes.
Houve aumento na biomassa radicular proporcional às doses de lodo de ...





Documentos relacionados