Formação de ectomicorrizas por monocários e dicários de pisolithus sp. e interações nutricionais em eucalyptus grandis Reportar como inadecuado




Formação de ectomicorrizas por monocários e dicários de pisolithus sp. e interações nutricionais em eucalyptus grandis - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Maurício Dutra Costa ; Rodrigo Barros Rocha ; Arnaldo Chaer Borges ;Revista Brasileira de Ciência do Solo 2007, 31 5

Autor: Marcelo Alexandre Silva

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista Brasileira de Ciência do Solo ISSN: 0100-0683 revista@sbcs.org.br Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Brasil Silva, Marcelo Alexandre; Dutra Costa, Maurício; Barros Rocha, Rodrigo; Chaer Borges, Arnaldo FORMAÇÃO DE ECTOMICORRIZAS POR MONOCÁRIOS E DICÁRIOS DE Pisolithus sp.
E INTERAÇÕES NUTRICIONAIS EM Eucalyptus grandis Revista Brasileira de Ciência do Solo, vol.
31, núm.
5, 2007, pp.
917-929 Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Viçosa, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=180214062009 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto FORMAÇÃO DE ECTOMICORRIZAS POR MONOCÁRIOS E DICÁRIOS DE Pisolithus sp 917 SEÇÃO III - BIOLOGIA DO SOLO FORMAÇÃO DE ECTOMICORRIZAS POR MONOCÁRIOS E DICÁRIOS DE Pisolithus sp.
E INTERAÇÕES NUTRICIONAIS EM Eucalyptus grandis(1) Marcelo Alexandre Silva (2), Maurício Dutra Costa(3), Rodrigo Barros Rocha(4) & Arnaldo Chaer Borges(5) RESUMO A germinação de basidiósporos de Pisolithus spp.
dá origem a monocários, caracterizados por possuírem um único núcleo haplóide por célula.
No campo, o eucalipto associa-se a micélios dicarióticos de Pisolithus spp., não havendo relatos sobre a capacidade dos monocários em estabelecer a associação ectomicorrízica com a planta hospedeira nessas condições.
Embora os monocários de Pisolithus sp.
sejam capazes de formar a associação ectomicorrízica in vitro, nada se sabe sobre a capacidade dessas estirpes em promover a absorção de nutrientes e o crescimento do eucalipto.
O objetivo deste trabalho foi estudar a formação de ectomicorrizas por isolados monocarióticos e dicarióticos de Pisolithus sp.
em Eucalyptus grandis, sob condições de casa de vegetação, bem como investi...





Documentos relacionados