A adição de superfosfato triplo e a percolação de nitrogênio no solo Reportar como inadecuado




A adição de superfosfato triplo e a percolação de nitrogênio no solo - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Paulo Roberto Ernani ; Luis Sangoi ;Revista Brasileira de Ciência do Solo 2007, 31 5

Autor: Analu Mantovani

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista Brasileira de Ciência do Solo ISSN: 0100-0683 revista@sbcs.org.br Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Brasil Mantovani, Analu; Ernani, Paulo Roberto; Sangoi, Luis A ADIÇÃO DE SUPERFOSFATO TRIPLO E A PERCOLAÇÃO DE NITROGÊNIO NO SOLO Revista Brasileira de Ciência do Solo, vol.
31, núm.
5, 2007, pp.
887-895 Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Viçosa, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=180214062006 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto A ADIÇÃO DE SUPERFOSFATO TRIPLO E A PERCOLAÇÃO DE NITROGÊNIO NO SOLO 887 A ADIÇÃO DE SUPERFOSFATO TRIPLO E A PERCOLAÇÃO DE NITROGÊNIO NO SOLO(1) Analu Mantovani(2), Paulo Roberto Ernani (3) & Luis Sangoi(3) RESUMO A percolação do N adicionado ao solo na forma amoniacal ou em formas que resultem em NH4 depende parcialmente da nitrificação porque o NH4 é adsorvido pelas cargas negativas do solo, enquanto o NO3 permanece na solução do solo. Como a diminuição do pH na zona de aplicação dos fertilizantes pode prejudicar a nitrificação, o presente trabalho objetivou avaliar o efeito da adição de fosfato acidificante junto com adubos nitrogenados na diminuição da percolação de N num solo ácido.
O experimento foi realizado em colunas de lixiviação, em 2003, usando-se amostra de um Nitossolo Vermelho com 760 g kg-1 de argila, 40 g kg-1 de matéria orgânica e pH-H2O 4,8.
Uréia, sulfato de amônio e nitrato de Ca (150 mg kg -1 N), além de um tratamento sem N, foram combinados fatorialmente com 0 e 751 mg kg-1 P na forma de superfosfato triplo (SFT).
Efetuaram-se 19 percolações semanais com 300 mL de água destilada cada, totalizando o equivalente a 720 mm de chuva.
A adição de SFT antecipou a percolação ...





Documentos relacionados