Doses e fontes de nitrogênio em pastagem de capim-marandu: ii - nutrição nitrogenada da planta Reportar como inadecuado




Doses e fontes de nitrogênio em pastagem de capim-marandu: ii - nutrição nitrogenada da planta - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Valdemar Faquin ; Itamar Pereira de Oliveira ; Josinaldo Lopes Araújo ; Rodrigo Basílio Rodrigues ;Revista Brasileira de Ciência do Solo 2008, 32 4

Autor: Kátia Aparecida de Pinho Costa

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista Brasileira de Ciência do Solo ISSN: 0100-0683 revista@sbcs.org.br Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Brasil Pinho Costa, Kátia Aparecida de; Faquin, Valdemar; Pereira de Oliveira, Itamar; Lopes Araújo, Josinaldo; Basílio Rodrigues, Rodrigo Doses e fontes de nitrogênio em pastagem de capim-marandu: II - nutrição nitrogenada da planta Revista Brasileira de Ciência do Solo, vol.
32, núm.
4, agosto, 2008, pp.
1601-1607 Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Viçosa, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=180214233023 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto DOSES E FONTES DE NITROGÊNIO EM PASTAGEM DE CAPIM-MARANDU.
II - NUTRIÇÃO. 1601 DOSES E FONTES DE NITROGÊNIO EM PASTAGEM DE CAPIM-MARANDU.
II - NUTRIÇÃO NITROGENADA DA PLANTA(1) Kátia Aparecida de Pinho Costa(2), Valdemar Faquin(3), Itamar Pereira de Oliveira(4), Josinaldo Lopes Araújo(5) & Rodrigo Basílio Rodrigues(6) RESUMO A adubação nitrogenada influencia positivamente no aspecto nutricional das gramíneas forrageiras, a ponto de resultar na recuperação adequada de pastagem. Objetivou-se com este estudo, avaliar a nutrição do capim-marandu, submetido a doses e fontes de N, pela determinação indireta de clorofila e pela concentração de N total, bem como a relação entre eles e os teores de N inorgânico (N-NH4 e N-NO3-) nas folhas das plantas por um período de três anos.
O experimento foi realizado de julho de 2003 a março de 2006, na Fazenda Modelo da UEG, numa área de 882 m2, com pastagem estabelecida há mais de dez anos, com baixa produção de forragem. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, com parcelas subdivididas no tempo, com três repetições.
Foi utilizad...





Documentos relacionados