Produtividade e acúmulo de potássio na soja em função da antecipação da adubação potássica no sistema plantio direto Reportar como inadecuado




Produtividade e acúmulo de potássio na soja em função da antecipação da adubação potássica no sistema plantio direto - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Ciro Antonio Rosolem ;Revista Brasileira de Ciência do Solo 2008, 32 4

Autor: José Salvador Simoneti Foloni

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista Brasileira de Ciência do Solo ISSN: 0100-0683 revista@sbcs.org.br Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Brasil Foloni, José Salvador Simoneti; Rosolem, Ciro Antonio Produtividade e acúmulo de potássio na soja em função da antecipação da adubação potássica no sistema plantio direto Revista Brasileira de Ciência do Solo, vol.
32, núm.
4, agosto, 2008, pp.
1549-1561 Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Viçosa, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=180214233018 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto PRODUTIVIDADE E ACÚMULO DE POTÁSSIO NA SOJA EM FUNÇÃO DA ANTECIPAÇÃO. 1549 PRODUTIVIDADE E ACÚMULO DE POTÁSSIO NA SOJA EM FUNÇÃO DA ANTECIPAÇÃO DA ADUBAÇÃO POTÁSSICA NO SISTEMA PLANTIO DIRETO(1) José Salvador Simoneti Foloni(2) & Ciro Antonio Rosolem(3) RESUMO A aplicação antecipada de fertilizante potássico no cultivo de espécies de cobertura no sistema plantio direto (SPD) pode ser vantajosa para a lavoura comercial.
O objetivo deste trabalho foi avaliar a produtividade de grãos e a acumulação de K na soja em função da aplicação antecipada de fertilizante potássico na instalação do milheto em relação com o K aplicado na semeadura da soja subseqüente no SPD.
O experimento foi realizado na FCA-Unesp em BotucatuSP, nas safras 2000-2001, 2001-2002 e 2002-2003.
Utilizou-se um Latossolo Vermelho distroférrico de textura média, que estava sendo cultivado com soja e aveia-preta no SPD, por dois anos antes da instalação do experimento.
O milheto (Pennisetum glaucum) foi semeado em setembro sobre a palhada de aveia-preta (Avena strigosa), e a soja (Glycine max) na primeira quinzena de dezembro, nos três anos agrícolas. Utilizou-se o delineam...





Documentos relacionados