Cultivo de cana-de-açúcar em argissolo tratado com lodo de esgoto. i - disponibilidade de nitrogênio no solo e componentes de produção Reportar como inadecuado




Cultivo de cana-de-açúcar em argissolo tratado com lodo de esgoto. i - disponibilidade de nitrogênio no solo e componentes de produção - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Maria Emília Mattiazzo ; Fernando Carvalho Oliveira ;Revista Brasileira de Ciência do Solo 2008, 32 2

Autor: Marcio Koiti Chiba

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista Brasileira de Ciência do Solo ISSN: 0100-0683 revista@sbcs.org.br Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Brasil Chiba, Marcio Koiti; Mattiazzo, Maria Emília; Carvalho Oliveira, Fernando CULTIVO DE CANA-DE-AÇÚCAR EM ARGISSOLO TRATADO COM LODO DE ESGOTO.
I DISPONIBILIDADE DE NITROGÊNIO NO SOLO E COMPONENTES DE PRODUÇÃO Revista Brasileira de Ciência do Solo, vol.
32, núm.
2, 2008, pp.
643-652 Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Viçosa, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=180214228019 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto CULTIVO DE CANA-DE-AÇÚCAR EM ARGISSOLO TRATADO COM LODO.
I - DISPONIBILIDADE. 643 SEÇÃO IV - FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS CULTIVO DE CANA-DE-AÇÚCAR EM ARGISSOLO TRATADO COM LODO DE ESGOTO.
I - DISPONIBILIDADE DE NITROGÊNIO NO SOLO E COMPONENTES DE PRODUÇÃO(1) Marcio Koiti Chiba(2), Maria Emília Mattiazzo(3) & Fernando Carvalho Oliveira (3) RESUMO Adotando-se os devidos critérios agronômicos e sanitários, o lodo de esgoto pode ser utilizado como fonte de nutrientes, especialmente N, em solos agrícolas, revertendo em benefícios econômicos e ambientais.
Todavia, a estimativa da dose de lodo a ser aplicada é resultante de ensaios de mineralização do N sob condições ótimas de temperatura e umidade que, em parte dos casos, não são encontradas no campo.
Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi verificar a necessidade de se aplicar N proveniente de uma fonte mineral, prontamente solúvel, ao lodo de esgoto na cultura da cana-de-açúcar em soca.
O experimento foi instalado no campo, em um Argissolo Vermelho distrófico cultivado com a variedade RB855536.
O ensaio foi realizado durante dois períodos (outubro de 200...





Documentos relacionados