Efeito de glyphosate e imazaquin na comunidade bacteriana do rizoplano de soja glycine max l. merrill e em características microbiológicas do solo Reportar como inadecuado




Efeito de glyphosate e imazaquin na comunidade bacteriana do rizoplano de soja glycine max l. merrill e em características microbiológicas do solo - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Gloria Regina Botelho ; Maria Cristina Prata Neves ; Norma Gouvêa Rumjanek ;Revista Brasileira de Ciência do Solo 2008, 32 2

Autor: Jerri Édson Zilli

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista Brasileira de Ciência do Solo ISSN: 0100-0683 revista@sbcs.org.br Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Brasil Zilli, Jerri Édson; Botelho, Gloria Regina; Prata Neves, Maria Cristina; Rumjanek, Norma Gouvêa EFEITO DE GLYPHOSATE E IMAZAQUIN NA COMUNIDADE BACTERIANA DO RIZOPLANO DE SOJA (Glycine max (L.) MERRILL) E EM CARACTERÍSTICAS MICROBIOLÓGICAS DO SOLO Revista Brasileira de Ciência do Solo, vol.
32, núm.
2, 2008, pp.
633-642 Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Viçosa, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=180214228018 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto EFEITO DE GLYPHOSATE E IMAZAQUIN NA COMUNIDADE BACTERIANA DO RIZOPLANO. 633 EFEITO DE GLYPHOSATE E IMAZAQUIN NA COMUNIDADE BACTERIANA DO RIZOPLANO DE SOJA (Glycine max (L.) MERRILL) E EM CARACTERÍSTICAS MICROBIOLÓGICAS DO SOLO (1) Jerri Édson Zilli(2), Gloria Regina Botelho(3), Maria Cristina Prata Neves(4) & Norma Gouvêa Rumjanek(4) RESUMO Práticas culturais, como a aplicação de agrotóxicos, podem interferir diretamente na comunidade microbiana do solo e naquela associada às raízes vegetais.
Os efeitos, no entanto, são complexos e, na maioria das vezes, de difícil detecção, quando se utilizam técnicas convencionais na avaliação.
Por outro lado, o recente desenvolvimento e utilização de métodos moleculares, baseados no DNA, têm permitido melhorar a avaliação desses efeitos muitas vezes negativos.
Este trabalho teve como objetivo avaliar alterações provocadas pela aplicação de herbicidas à base de glyphosate e imazaquin no C da biomassa microbiana do solo (C-BMS), respiração basal do solo (RBS) e quociente metabólico (qCO2), bem como na comunidade bacteriana associada ao rizoplano de...





Documentos relacionados