Estudo comparativo da matéria orgânica de diferentes classes de solos de altitude do sul do brasil por técnicas convencionais e espectroscópicas Reportar como inadecuado




Estudo comparativo da matéria orgânica de diferentes classes de solos de altitude do sul do brasil por técnicas convencionais e espectroscópicas - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Letícia Barros da Silva ; Alberto Vasconcellos Inda ; Heike Knicker ;Revista Brasileira de Ciência do Solo 2008, 32 6

Autor: Deborah Pinheiro Dick

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista Brasileira de Ciência do Solo ISSN: 0100-0683 revista@sbcs.org.br Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Brasil Pinheiro Dick, Deborah; Barros da Silva, Letícia; Vasconcellos Inda, Alberto; Knicker, Heike Estudo comparativo da matéria orgânica de diferentes classes de solos de altitude do sul do Brasil por técnicas convencionais e espectroscópicas Revista Brasileira de Ciência do Solo, vol.
32, núm.
6, noviembre-diciembre, 2008, pp.
2289-2296 Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Viçosa, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=180214064008 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ESTUDO COMPARATIVO DA MATÉRIA ORGÂNICA DE DIFERENTES CLASSES DE SOLOS. 2289 ESTUDO COMPARATIVO DA MATÉRIA ORGÂNICA DE DIFERENTES CLASSES DE SOLOS DE ALTITUDE DO SUL DO BRASIL POR TÉCNICAS CONVENCIONAIS E ESPECTROSCÓPICAS(1) Deborah Pinheiro Dick(2), Letícia Barros da Silva(3), Alberto Vasconcellos Inda(4) & Heike Knicker (5) RESUMO A região dos Campos de Cima da Serra, RS, apresenta solos com elevados teores de matéria orgânica (MOS), sendo freqüente teores altos de Al trocável.
A proposta deste trabalho foi investigar a qualidade da MOS de amostras de camadas superficiais (0 a 10 cm) de oito solos representativos da região (dois Neossolos, dois Gleissolos, três Cambissolos e um Latossolo) sob pastagem nativa, com os seguintes objetivos: avaliar seu comportamento diante da desmineralização da amostra com solução de HF; determinar a sua composição química; e investigar a influência do Al trocável e dos óxidos de Fe na qualidade da MOS.
A matéria orgânica foi concentrada com solução de HF 10 cL L-1 e posteriormente avaliada por análise elementar e espectroscopias de FTIR ...





Documentos relacionados