Caracterização e gênese do caráter coeso em latossolos amarelos e argissolos dos tabuleiros costeiros do estado de alagoas Reportar como inadecuado




Caracterização e gênese do caráter coeso em latossolos amarelos e argissolos dos tabuleiros costeiros do estado de alagoas - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Mateus Rosas Ribeiro ; Marcelo Metri Corrêa ; Valdomiro Severino de Souza Júnior ; José Fernando W.F. Lima ; Rafael Fernandes de Abreu e Lima Ferreira ;Revista Brasileira de Ciência do Solo 2009, 33 4

Autor: José de Almeida Lima Neto

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista Brasileira de Ciência do Solo ISSN: 0100-0683 revista@sbcs.org.br Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Brasil Almeida Lima Neto, José de; Rosas Ribeiro, Mateus; Metri Corrêa, Marcelo; Souza Júnior, Valdomiro Severino de; Lima, José Fernando W.F.; Fernandes de Abreu e Lima Ferreira, Rafael CARACTERIZAÇÃO E GÊNESE DO CARÁTER COESO EM LATOSSOLOS AMARELOS E ARGISSOLOS DOS TABULEIROS COSTEIROS DO ESTADO DE ALAGOAS Revista Brasileira de Ciência do Solo, vol.
33, núm.
4, 2009, pp.
1001-1011 Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Viçosa, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=180214069024 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto CARACTERIZAÇÃO E GÊNESE DO CARÁTER COESO EM LATOSSOLOS AMARELOS. 1001 CARACTERIZAÇÃO E GÊNESE DO CARÁTER COESO EM LATOSSOLOS AMARELOS E ARGISSOLOS DOS TABULEIROS COSTEIROS DO ESTADO DE ALAGOAS(1) José de Almeida Lima Neto(2), Mateus Rosas Ribeiro(3), Marcelo Metri Corrêa(4), Valdomiro Severino de Souza Júnior (5) José Fernando W.F.
Lima (6) & Rafael Fernandes de Abreu e Lima Ferreira(7) RESUMO O caráter coeso é um atributo característico de horizontes subsuperficiais de solos que apresentam consistência muito dura a extremamente dura, quando secos, passando a friável ou firme, quando umedecidos.
A formação desses horizontes, entretanto, ainda é um assunto polêmico, não estando completamente esclarecida. Este trabalho objetivou caracterizar e identificar os possíveis mecanismos envolvidos na formação dos horizontes coesos de solos dos Tabuleiros Costeiros, buscando entender sua gênese e definir propriedades que possam complementar a definição do caráter coeso no Sistema Brasileiro de Classificação de Solos.
Quatro perfis d...





Documentos relacionados