Indicadores de qualidade de solos em área de mineração e metalurgia de chumbo. i - microrganismos Reportar como inadecuado




Indicadores de qualidade de solos em área de mineração e metalurgia de chumbo. i - microrganismos - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Vander de Freitas Melo ; Jair Alves Dionísio ; Edilson Batista de Oliveira ; Leandro Caron ; Larissa Kummer ; Júlio César Rodrigues de Azevedo ; Luiz Cláudio de Paula Souza ;Revista Brasileira de Ciência do Solo 2010, 34 4

Autor: Yara Jurema Barros

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista Brasileira de Ciência do Solo ISSN: 0100-0683 revista@sbcs.org.br Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Brasil Barros, Yara Jurema; Freitas Melo, Vander de; Alves Dionísio, Jair; Batista de Oliveira, Edilson; Caron, Leandro; Kummer, Larissa; Rodrigues de Azevedo, Júlio César; Paula Souza, Luiz Cláudio de INDICADORES DE QUALIDADE DE SOLOS EM ÁREA DE MINERAÇÃO E METALURGIA DE CHUMBO.
I - MICRORGANISMOS Revista Brasileira de Ciência do Solo, vol.
34, núm.
4, julio-agosto, 2010, pp.
1397-1412 Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Viçosa, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=180215875036 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto INDICADORES DE QUALIDADE DE SOLOS EM ÁREA DE MINERAÇÃO.
I – MICRORGANISMOS 1397 INDICADORES DE QUALIDADE DE SOLOS EM ÁREA DE MINERAÇÃO E METALURGIA DE CHUMBO. I – MICRORGANISMOS(1) Yara Jurema Barros(2), Vander de Freitas Melo (3), Jair Alves Dionísio(3), Edilson Batista de Oliveira(4), Leandro Caron (5), Larissa Kummer (6), Júlio César Rodrigues de Azevedo(5) & Luiz Cláudio de Paula Souza(3) RESUMO Os microrganismos são os mais numerosos da fração biológica do solo e estão sujeitos a alterações em sua abundância e nas relações metabólicas em função de mudanças ambientais, como o aporte de poluentes ao solo.
O objetivo deste trabalho foi avaliar a atividade microbiana de solos da área de mineração e metalurgia de chumbo (Pb), no município de Adrianópolis (PR), a fim de gerar indicadores biológicos da qualidade desses solos.
Os solos foram amostrados (0 a 5 e 5 a 10 cm) em cinco locais e em quatro épocas do ano (maio, setembro, novembro e janeiro). Os teores totais de Pb e Zn do solo foram determinados por espectros...





Documentos relacionados