Extratores químicos empregados na determinação de p como indicadores ambientais em solos tratados com lodo de esgoto Reportar como inadecuado




Extratores químicos empregados na determinação de p como indicadores ambientais em solos tratados com lodo de esgoto - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Aline Renée Coscione ; Otávio Antonio de Camargo ;Revista Brasileira de Ciência do Solo 2010, 34 4

Autor: Bárbara Zini Ramos

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista Brasileira de Ciência do Solo ISSN: 0100-0683 revista@sbcs.org.br Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Brasil Zini Ramos, Bárbara; Renée Coscione, Aline; Camargo, Otávio Antonio de EXTRATORES QUÍMICOS EMPREGADOS NA DETERMINAÇÃO DE P COMO INDICADORES AMBIENTAIS EM SOLOS TRATADOS COM LODO DE ESGOTO Revista Brasileira de Ciência do Solo, vol.
34, núm.
4, julio-agosto, 2010, pp.
1385-1396 Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Viçosa, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=180215875035 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto EXTRATORES QUÍMICOS EMPREGADOS NA DETERMINAÇÃO DE P COMO INDICADORES. 1385 SEÇÃO IX - POLUIÇÃO DO SOLO E QUALIDADE AMBIENTAL EXTRATORES QUÍMICOS EMPREGADOS NA DETERMINAÇÃO DE P COMO INDICADORES AMBIENTAIS EM SOLOS TRATADOS COM LODO DE ESGOTO(1) Bárbara Zini Ramos(2), Aline Renée Coscione(3) & Otávio Antonio de Camargo(4) RESUMO A aplicação de lodo de esgoto pode contribuir para elevar os teores de alguns nutrientes no solo de forma inadequada, como, por exemplo, o P.
Na prática, as doses de lodo de esgoto são calculadas com base na necessidade de N das culturas, não levando em conta a necessidade de P ou o destino do P aplicado com o resíduo. O P é um nutriente frequentemente associado com a aceleração da eutrofização nos corpos hídricos, em virtude do seu transporte por meio da enxurrada.
O presente trabalho teve por objetivo avaliar se três extratores químicos empregados na determinação de P em solos para fins de fertilidade (CaCl2 0,01 mol L-1, Mehlich-1 e RTA) e um índice ambiental (GSP) poderiam ser utilizados na avaliação de impactos ambientais negativos, promovidos pelo deslocamento de P adicionado ao solo por lodo...





Documentos relacionados