Atributos bioquímicos e químicos do solo rizosférico e não rizosférico de culturas em rotação no sistema de semeadura direta Reportar como inadecuado




Atributos bioquímicos e químicos do solo rizosférico e não rizosférico de culturas em rotação no sistema de semeadura direta - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

José Eduardo Corá ; Ely Nahas ;Revista Brasileira de Ciência do Solo 2012, 36 6

Autor: Meire Aparecida Silvestrini Cordeiro

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista Brasileira de Ciência do Solo ISSN: 0100-0683 revista@sbcs.org.br Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Brasil Silvestrini Cordeiro, Meire Aparecida; Corá, José Eduardo; Nahas, Ely ATRIBUTOS BIOQUÍMICOS E QUÍMICOS DO SOLO RIZOSFÉRICO E NÃO RIZOSFÉRICO DE CULTURAS EM ROTAÇÃO NO SISTEMA DE SEMEADURA DIRETA Revista Brasileira de Ciência do Solo, vol.
36, núm.
6, 2012, pp.
1794-1803 Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Viçosa, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=180225136022 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 1794 Meire Aparecida Silvestrini Cordeiro et al. DIVISÃO 3 - USO E MANEJO DO SOLO Comissão 3.1 - Fertilidade do solo e nutrição de plantas ATRIBUTOS BIOQUÍMICOS E QUÍMICOS DO SOLO RIZOSFÉRICO E NÃO RIZOSFÉRICO DE CULTURAS EM ROTAÇÃO NO SISTEMA DE SEMEADURA DIRETA(1) Meire Aparecida Silvestrini Cordeiro(2), José Eduardo Corá(3) & Ely Nahas(4) RESUMO Sistemas autossustentáveis favorecem as populações microbianas devido à conservação e ao aumento da matéria orgânica no solo.
Além disso, as plantas que fazem parte desses sistemas promovem o efeito rizosférico, por meio da zona de influência das raízes, que resulta no aumento da atividade e na modificação da população microbiana.
O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da rotação de culturas de inverno sobre sequências de verão, em sistema de semeadura direta, nos atributos bioquímicos (amilase, urease, celulase e protease) e químicos (carbono orgânico total - COT, carboidratos totais e proteínas totais) em solo rizosférico (SR) e não rizosférico (SNR).
Este estudo foi constituído de três culturas de inverno: milho (Zea mays L.), girassol (Helianthus anuus L.) e gu...





Documentos relacionados