Pluralismo religioso em relações familiares: poder, gênero e reprodução Reportar como inadecuado




Pluralismo religioso em relações familiares: poder, gênero e reprodução - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

InterfaceComunicação, Saúde, Educação 2001, 5 9

Autor: Márcia Couto Falcão

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Interface - Comunicação, Saúde, Educação ISSN: 1414-3283 intface@fmb.unesp.br Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Brasil Couto Falcão, Márcia Pluralismo religioso em relações familiares: poder, gênero e reprodução Interface - Comunicação, Saúde, Educação, vol.
5, núm.
9, agosto, 2001, pp.
173-174 Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=180114091020 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto TESES Pluralismo religioso em relações familiares: poder, gênero e reprodução Religious pluralism inside urban poor families: power, gender and reproduction Já não é mais novidade sociológica a complexa e dinâmica relação estabelecida entre família e religião, uma vez que todas as transformações pelas quais atravessa a religião em nossa sociedade projetam reflexos sobre a família; ao mesmo tempo, as mudanças que percorrem o universo familiar brasileiro incidem em vários campos do social e, entre eles, no da religião. Embora tal influência mútua se mostre como temática modelar no âmbito das Ciências Sociais, tende a não ser valorizada na maior parte da recente literatura socioantropológica. A tendência, nas últimas décadas, é a de enfatizar o crescente processo de privatização e individualização, tanto no campo das experiências religiosas dos indivíduos, como na vivência dos vínculos afetivo-familiares nos lares.
Mesmo reconhecendo que as tendências modernizantes e as quebras dos valores tradicionais configuram uma das principais marcas do momento, a dinâmica dos indivíduos no processo de experimentação e trânsito entre estas instituições exige uma reflexão que p...





Documentos relacionados