Saindo da adolescência com a vida dos outros nas mãos: estudo sobre a formação ética dos estudantes de medicina Reportar como inadecuado




Saindo da adolescência com a vida dos outros nas mãos: estudo sobre a formação ética dos estudantes de medicina - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

InterfaceComunicação, Saúde, Educação 2001, 5 9

Autor: Sergio Tavares de Almeida Rego

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Interface - Comunicação, Saúde, Educação ISSN: 1414-3283 intface@fmb.unesp.br Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Brasil de Almeida Rego, Sergio Tavares Saindo da adolescência com a vida (dos outros) nas mãos: estudo sobre a formação ética dos estudantes de Medicina Interface - Comunicação, Saúde, Educação, vol.
5, núm.
9, agosto, 2001, p.
171 Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=180114091018 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto TESES Saindo da adolescência com a vida (dos outros) nas mãos: estudo sobre a formação ética dos estudantes de Medicina Leaving adolescence behind with the life (of others) in one’s hands: a study on the ethical training of medical students Esta tese consiste em um estudo sobre a formação ética dos estudantes de Medicina no Brasil.
Inicia-se com uma revisão histórica da educação médica no Brasil e no mundo, procurando situar o leitor não familiarizado com o nosso campo de pesquisas, apresentando e discutindo, brevemente, o modelo de ensino hegemônico e as novas tendências que se apresentam neste campo. Em seguida, é apresentado um panorama crítico das teorias que buscam explicar o processo de conformação da moral individual, desde as teorias de socialização e aprendizagem social, até as novas abordagens e interpretações da teoria cognitivista do desenvolvimento moral de Piaget-Kohlberg. Adotando-se criticamente a abordagem cognitivista, são apresentadas algumas novas contribuições para explicar o processo cognitivo de desenvolvimento moral, bem como se estabelece o diálogo crítico com outros autores contemporâneos. É apresentado u...





Documentos relacionados