A comunicação de notícias ruins e a pragmática da comunicação humana: o uso do cinema em atividades de ensino-aprendizagem na educação médica Reportar como inadecuado




A comunicação de notícias ruins e a pragmática da comunicação humana: o uso do cinema em atividades de ensino-aprendizagem na educação médica - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

InterfaceComunicação, Saúde, Educação 2007, 11 21

Autor: Ricardo Tapajós

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Interface - Comunicação, Saúde, Educação ISSN: 1414-3283 intface@fmb.unesp.br Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Brasil Tapajós, Ricardo A comunicação de notícias ruins e a pragmática da comunicação humana: o uso do cinema em atividades de ensino-aprendizagem na educação médica Interface - Comunicação, Saúde, Educação, vol.
11, núm.
21, enero-abril, 2007, pp.
165-172 Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=180115442017 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto A comunicação de notícias ruins e a pr agmática da comunicação humana: pragmática o uso do cinema em atividades de ensino-aprendizagem na educação médica espaço abert Ricardo Tapajós 1 Introdução A comunicação de notícias ruins é uma das tarefas mais difíceis encontrada pelos profissionais de saúde (Farrell et al., 2001; Mir, 2001; Vande-Kieft, 2001; Lomas et al., 2004).
Ainda assim, é uma das mais freqüentes.
Se esta tarefa é parte de sua profissão, seus currículos profissionais deveriam prepará-los para ela.
Objetivos educacionais relativos a questões comunicacionais são pertinentes ao campo da Competência Comunicacional (Morse et al., 1992) e implicam treinamento focado nas técnicas e habilidades da comunicação humana (Dosanjh et al., 2001; Radziewicz & Baile, 2001; Vande-Kieft, 2001; Lomas et al., 2004).
De fato, tem havido relatos de vários programas de treinamento com diversas atividades instrucionais voltadas para preparar profissionais de saúde para a tarefa de comunicar notícias ruins (Abel et al., 2001; Farrell et al., 2001; Romm, 2002; Fujimori et al., 2003). A Educação Médica, em espec...





Documentos relacionados