Humanização: transformar as práticas de saúde, radicalizando os princípios do sus Reportar como inadecuado




Humanização: transformar as práticas de saúde, radicalizando os princípios do sus - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

InterfaceComunicação, Saúde, Educação 2009, 13 1

Autor: Ricardo Rodrigues Teixeira

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Interface - Comunicação, Saúde, Educação ISSN: 1414-3283 intface@fmb.unesp.br Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Brasil Rodrigues Teixeira, Ricardo Humanização: transformar as práticas de saúde, radicalizando os princípios do SUS Interface - Comunicação, Saúde, Educação, vol.
13, núm.
1, 2009, pp.
785-789 Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=180115446030 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto debate Humanização: transformar as práticas de saúde, radicalizando os princípios do SUS Humanization: transforming healthcare practices and radicalizing the principles of SUS Humanización: transformar las prácticas de salud radicalizando los principios del SUS Ricardo Rodrigues Teixeira1 O imperativo da transformação das práticas É motivo de grande prazer intelectual ser convidado a tecer considerações a partir de um texto produzido por Ruben Mattos (2009).
Como de costume, o autor nos oferece um texto claro e pleno de proposições penetrantes, o que faz, do convite ao debate, um convite para copensar, para a produção de novas singularidades de pensamento a partir do plano de pensamento que nos apresenta.
E este plano é traçado no exame das relações entre os “princípios do SUS e as questões de transformação das práticas de saúde”.
Contrasta dois documentos basilares produzidos pelo movimento da Reforma Sanitária, evidenciando um deslocamento do foco de lutas desse movimento, que vai “da questão democrática ao imperativo da mudança nas práticas de saúde no SUS”. Transformação das práticas-transformação dos problemas Quaisquer que sejam as transformações ...





Documentos relacionados