Estratégias de intervenção da terapia ocupacional em consonância com as transformações da assistência em saúde mental no brasil Reportar como inadecuado




Estratégias de intervenção da terapia ocupacional em consonância com as transformações da assistência em saúde mental no brasil - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Érika Renata Trevisan ;InterfaceComunicação, Saúde, Educação 2011, 15 36

Autor: Daniela Tonizza de Almeida

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Interface - Comunicação, Saúde, Educação ISSN: 1414-3283 intface@fmb.unesp.br Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Brasil Tonizza de Almeida, Daniela; Trevisan, Érika Renata Estratégias de intervenção da Terapia Ocupacional em consonância com as transformações da assistência em saúde mental no Brasil Interface - Comunicação, Saúde, Educação, vol.
15, núm.
36, enero-marzo, 2011, pp.
299-307 Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=180119115001 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto espaço aberto Estratégias de intervenção da Terapia Ocupacional em consonância com as transformações da assistência em Saúde Mental no Brasil Daniela Tonizza de Almeida1 Érika Renata Trevisan2 Introdução Historicamente, a assistência psiquiátrica no Brasil se organizou por meio de um modelo de atenção caracterizado por práticas assistenciais que enfatizavam a sintomatologia e se efetivavam por intermédio de longas internações em hospitais psiquiátricos, negligência e maus-tratos.
Entretanto, essa realidade vem sendo transformada gradativamente.
A mudança iniciou-se com o movimento de reforma psiquiátrica, no final da década de 1970, inspirada nos pressupostos teóricos e práticos do Modelo da Psiquiatria Comunitária Italiana (Amarante, 1998). Um grande avanço neste processo foi a aprovação da Lei Paulo Delgado, em 2001, que prescreve a construção de uma rede de serviços substitutivos ao modelo manicomial que respeitasse o direito social e aumentasse o poder contratual dos usuários. No conjunto dessas transformações, as identidades profissionais dos técnicos e a cisão entre difer...





Documentos relacionados