Poesia concreta em prosa no asfalto: limites da deficiência no espaço urbano Reportar como inadecuado




Poesia concreta em prosa no asfalto: limites da deficiência no espaço urbano - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

InterfaceComunicação, Saúde, Educação 2012, 16 43

Autor: Maria do Carmo Castiglioni

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Interface - Comunicação, Saúde, Educação ISSN: 1414-3283 intface@fmb.unesp.br Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Brasil Castiglioni, Maria do Carmo Poesia concreta em prosa no asfalto: limites da deficiência no espaço urbano Interface - Comunicação, Saúde, Educação, vol.
16, núm.
43, octubre-noviembre, 2012, pp.
10871093 Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=180125203023 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto espaço aberto Poesia concreta em prosa no asfalto: limites da deficiência no espaço urbano* Maria do Carmo Castiglioni 1 Introdução O texto apresenta resultados de uma investigação mais abrangente “Pessoa com deficiência em situação de rua: trajetórias e estratégias de sobrevivência”, cujo objetivo era conhecer e compreender os caminhos traçados por esse grupo social no contexto urbano, que vive uma situação de dupla exclusão: a pobreza e as limitações físicas advindas da deficiência. Primeiramente, fez-se um estudo sobre o Albergue Z, como referência para a população-alvo do estudo e como estratégia de política social.
Em seguida, aprofundou-se a problemática por meio de histórias individuais.
Na coleta de dados, utilizaram-se várias fontes e instrumentos: revisão bibliográfica; observação simples e participante, como estratégia fundamental para a compreensão de práticas sociais; entrevista semiestruturada, como coleta de informações qualitativas e forma privilegiada de interação social. Esse albergue fica na região Norte da cidade de São Paulo, com trezentos leitos – sendo cento e cinquenta para os usuários 12 horas, que se enquadram no p...





Documentos relacionados