O conceito de organização do conhecimento nas revistas brasileiras de ciência da informação Reportar como inadecuado




O conceito de organização do conhecimento nas revistas brasileiras de ciência da informação - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Camila Monteiro de Barros ; Valéria Cunha dos Santos ;Revista Interamericana de Bibliotecología 2014, 37 3

Autor: Lígia Maria Arruda Café

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista Interamericana de Bibliotecología ISSN: 0120-0976 revinbi@bibliotecologia.udea.edu.co Universidad de Antioquia Colombia Arruda Café, Lígia Maria; Monteiro de Barros, Camila; Cunha dos Santos, Valéria O conceito de Organização do Conhecimento nas revistas brasileiras de Ciência da Informação Revista Interamericana de Bibliotecología, vol.
37, núm.
3, septiembre-diciembre, 2014, pp.
201-214 Universidad de Antioquia Medellín, Colombia Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=179031873003 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto O conceito de Organização do Conhecimento nas revistas brasileiras de Ciência da Informação1 Resumo A falta de precisão conceitual e terminológica na transferência de informação entre pesquisadores pode provocar interpretações ambíguas pelos interlocutores nas diversas situações de comunicação.
Com base nessa constatação, este estudo procura verificar o emprego do termo organização do conhecimento (OC) e seu respectivo significado em um canal formal de comunicação entre especialistas: os periódicos científicos brasileiros em Ciência da Informação (CI).
A escolha pela análise do referido termo recai sobre a importância central da área de OC no domínio da CI.
Partindo do conceito de organização do conhecimento proposto por Bräscher e Café (2010), o objetivo dessa pesquisa é realizar um estudo conceitual referente ao termo no âmbito da CI, verificando a conformidade dos autores da área com os atributos sugeridos no conceito norteador. Lígia Maria Arruda Café Doutora em Linguística (Université Laval, Canadá).
Professora do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.
Un...





Documentos relacionados