O papel da fonoaudiologia na ortodontia e na odontopediatria: avaliação do conhecimento dos odontólogos especialistas Reportar como inadecuado




O papel da fonoaudiologia na ortodontia e na odontopediatria: avaliação do conhecimento dos odontólogos especialistas - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Angelita Aparecida Costa ; Kátia Nemr ;Revista CEFAC 2005, 7 1

Autor: Andréia Cristina dos Santos Mendes

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista CEFAC ISSN: 1516-1846 revistacefac@cefac.br Instituto Cefac Brasil Santos Mendes, Andréia Cristina dos; Costa, Angelita Aparecida; Nemr, Kátia O PAPEL DA FONOAUDIOLOGIA NA ORTODONTIA E NA ODONTOPEDIATRIA: AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ODONTÓLOGOS ESPECIALISTAS Revista CEFAC, vol.
7, núm.
1, enero-marzo, 2005, pp.
60-67 Instituto Cefac São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=169320490008 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 60 Mendes ACS, Costa AA, Nemr K O PAPEL DA FONOAUDIOLOGIA NA ORTODONTIA E NA ODONTOPEDIATRIA: AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ODONTÓLOGOS ESPECIALISTAS The function of speech therapy in orthodontics and in odontopediatricians: evaluation of knowledge of odontologists specialists Andréia Cristina dos Santos Mendes (1), Angelita Aparecida Costa (2), Kátia Nemr (3) RESUMO Objetivo: avaliar o conhecimento dos ortodontistas e odontopediatras da cidade de Anápolis – GO sobre o papel da Fonoaudiologia nas especialidades.
Método: pesquisa prospectiva com aplicação de um questionário, com perguntas abertas sobre Fonoaudiologia, interdisciplinaridade entre as especialidades e indicação de pacientes à Fonoaudiologia, aplicados a ortodontistas e odontopediatras da cidade de Anápolis – GO.
Resultados: todos os profissionais entrevistados responderam que sabem o que é Fonoaudiologia, qual a correlação entre Fonoaudiologia e Ortodontia-Odontopediatria e indicam pacientes para terapia fonoaudiológica em diversos casos. Contudo, os resultados apontaram não haver conhecimento claro do papel da Fonoaudiologia para parte dos profissionais.
Conclusão: o papel da Fonoaudiologia nas especialidades não se encontra totalmente definido para os ortodon...





Documentos relacionados