Intervenção fonoaudiológica um indivíduo portador de atrofia olivopontocerebelar Reportar como inadecuado




Intervenção fonoaudiológica um indivíduo portador de atrofia olivopontocerebelar - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Guiomar Simões ;Revista CEFAC 2005, 7 1

Autor: Juliana Teixeira da Câmara

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista CEFAC ISSN: 1516-1846 revistacefac@cefac.br Instituto Cefac Brasil Teixeira da Câmara, Juliana; Simões, Guiomar INTERVENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA UM INDIVÍDUO PORTADOR DE ATROFIA OLIVOPONTOCEREBELAR Revista CEFAC, vol.
7, núm.
1, enero-marzo, 2005, pp.
55-59 Instituto Cefac São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=169320490007 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Deglutição e paralisia cerebral espástica 55 INTERVENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA UM INDIVÍDUO PORTADOR DE ATROFIA OLIVOPONTOCEREBELAR Speech – language pathologist intervention in a patient with olivopontocerebellar atrophy Juliana Teixeira da Câmara (1), Guiomar Simões (2) RESUMO Objetivo: descrever o trabalho fonoaudiológico realizado com um paciente portador de Atrofia Olivopontocerebelar.
Método: relato de caso, baseado nos dados colhidos da anamnese, avaliações e exames complementares do prontuário sobre a intervenção fonoaudiológica em uma paciente de 42 anos com Atrofia Olivopontocerebelar.
Resultados: verificou-se que após a terapia fonoaudiológica, a paciente obteve melhora na inteligibilidade de fala, mobilidade e tonicidade dos órgãos fonoarticulatórios e na hipernasalidade, e não apresentou sinais de disfagia.
Conclusão: a terapia fonoaudiológica neste caso de Atrofia Olivopontocerebelar mostrou-se eficiente e pode ser extremamente eficaz para retardar sintomas que aparecerão com a progressão da doença, como é o caso da disfagia. DESCRITORES: Atrofias Olivopontocerebelares; Doenças neuromusculares; Fonoterapia ■ INTRODUÇÃO As doenças degenerativas do sistema nervoso referem-se a um extenso grupo de distúrbios os quais caracterizam-se clinicamente por deterioração progre...





Documentos relacionados