Frequência fundamental da voz de crianças Reportar como inadecuado




Frequência fundamental da voz de crianças - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Domingos Sávio Ferreira de Oliveira ; Tania Maria Marinho Sampaio ;Revista CEFAC 2009, 11 1

Autor: Júnia Novaes Braga

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista CEFAC ISSN: 1516-1846 revistacefac@cefac.br Instituto Cefac Brasil Novaes Braga, Júnia; Sávio Ferreira de Oliveira, Domingos; Marinho Sampaio, Tania Maria Frequência fundamental da voz de crianças Revista CEFAC, vol.
11, núm.
1, enero-marzo, 2009, pp.
119-126 Instituto Cefac São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=169317439012 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 119 FREQUÊNCIA FUNDAMENTAL DA VOZ DE CRIANÇAS Fundamental frequency of children’s voice Júnia Novaes Braga (1), Domingos Sávio Ferreira de Oliveira (2), Tania Maria Marinho Sampaio (3) RESUMO Objetivo: determinar a frequência fundamental (Fo) da voz de 50 meninos e 50 meninas, nascidos e residentes em Belo Horizonte na faixa etária de seis a oito anos.
Métodos: foram selecionadas crianças de ambos os sexos da cidade de Belo Horizonte.
O protocolo de gravação das vozes foi realizado a partir da digitalização da vogal sustentada [ε] em tom e intensidade adequada, com duração de três segundos, e em ambiente silencioso.
Utilizou-se o programa de Análise de Voz Voxmetria®. Resultados: os achados mostraram a média total da frequência fundamental em 249,71 Hz, a diminuição significante nos valores de F0 com o aumento da idade nos dois sexos, e diferenças significantes de F0 entre os sexos comparando os sexos e as idades das crianças.
Conclusão: a frequência fundamental da voz de crianças na faixa etária estudada apresentou média de 249,71 Hz. DESCRITORES: Criança; Laringe; Qualidade da Voz; Acústica da Fala  INTRODUÇÃO A voz é uma das formas de comunicação com o exterior, sendo exclusiva dos seres humanos.
Possui características próprias que variam de acordo com o sexo, pess...





Documentos relacionados