Saúde auditiva, o vírus da imunodeficiência humana e a síndrome da imunodeficiência adquirida: uma revisão Reportar como inadecuado




Saúde auditiva, o vírus da imunodeficiência humana e a síndrome da imunodeficiência adquirida: uma revisão - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Maria Cecília Bevilaqua ; Bianca Simone Zeigelboim ;Revista CEFAC 2010, 12 4

Autor: Thais Catalani Morata

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista CEFAC ISSN: 1516-1846 revistacefac@cefac.br Instituto Cefac Brasil Morata, Thais Catalani; Bevilaqua, Maria Cecília; Zeigelboim, Bianca Simone Saúde auditiva, o vírus da imunodeficiência humana e a síndrome da imunodeficiência adquirida: uma revisão Revista CEFAC, vol.
12, núm.
4, julio-agosto, 2010, pp.
678-684 Instituto Cefac São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=169316075012 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 678 SAÚDE AUDITIVA, O VÍRUS DA IMUNODEFICIÊNCIA HUMANA E A SÍNDROME DA IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA: UMA REVISÃO Hearing health, the human immunodeficiency virus and the acquired immunodeficiency syndrome: a review Thais Catalani Morata (1), Maria Cecília Bevilaqua (2), Bianca Simone Zeigelboim (3) RESUMO Tema: a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA-AIDS) é causada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH-HIV), e resulta numa imunidade reduzida, o que torna o indivíduo mais susceptível a doenças e infecções oportunistas.
Com o avanço da doença as estruturas do sistema auditivo central podem ser comprometidas pela ação direta do vírus ou decorrente de infecções secundárias e neoplasias.
O portador do HIV-AIDS pode também se tornar mais vulnerável a outras patologias do ouvido.
Objetivo: o objetivo desta revisão foi exploratório, visando identificar os possíveis pontos de interseção entre distúrbios auditivos e a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.
Realizou-se uma revisão da literatura sobre a saúde auditiva dos portadores de HIV-AIDS e foi discutido o impacto potencial de patologias auditivas na qualidade de vida.
Conclusão: a literatura sugere que várias possiveis associações existam entre os distúrbio...





Documentos relacionados