Avaliação de escrita na dislexia do desenvolvimento: tipos de erros ortográficos em prova de nomeação de figuras por escrita Reportar como inadecuado




Avaliação de escrita na dislexia do desenvolvimento: tipos de erros ortográficos em prova de nomeação de figuras por escrita - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Carolina Mattar Julien de Toledo Piza ; Anna Carolina Cassiano Barbosa ; Elizeu Coutinho de Macedo ;Revista CEFAC 2011, 13 4

Autor: Maria José Cicero Oger Affonso

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista CEFAC ISSN: 1516-1846 revistacefac@cefac.br Instituto Cefac Brasil Cicero Oger Affonso, Maria José; Toledo Piza, Carolina Mattar Julien de; Cassiano Barbosa, Anna Carolina; Macedo, Elizeu Coutinho de Avaliação de escrita na dislexia do desenvolvimento: tipos de erros ortográficos em prova de nomeação de figuras por escrita Revista CEFAC, vol.
13, núm.
4, julio-agosto, 2011, pp.
628-635 Instituto Cefac São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=169319494005 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 628 AVALIAÇÃO DE ESCRITA NA DISLEXIA DO DESENVOLVIMENTO: TIPOS DE ERROS ORTOGRÁFICOS EM PROVA DE NOMEAÇÃO DE FIGURAS POR ESCRITA Assessment of writing in developmental dyslexia: types of orthographic errors in the written version of a picture naming test Maria José Cicero Oger Affonso (1), Carolina Mattar Julien de Toledo Piza (2), Anna Carolina Cassiano Barbosa (3), Elizeu Coutinho de Macedo (4) RESUMO Objetivo: avaliar o padrão de resposta de disléxicos em uma tarefa de nomeação de figuras por escrita, por meio da análise dos tipos de erros ortográficos cometidos.
Método: o desempenho de um grupo de 15 disléxicos foi comparado ao de dois grupos controles, pareados por idade e por nível de leitura.
Resultados: os grupos dislexia e controle por leitura não diferiram quanto ao número de acertos, mas ambos acertaram menos que o grupo controle por idade.
Com relação aos tipos de erros, foram observadas diferenças significantes com maior número de erros entre disléxicos para erros de correspondência unívoca grafema-fonema, omissão de segmentos e correspondência fonema-grafema independente de regras.
Conclusão: conclui-se que a análise dos erros ortográficos ...





Documentos relacionados