Reconhecimento de sentenças no silêncio e no ruído em fones auriculares: valores de referência de normalidade Reportar como inadecuado




Reconhecimento de sentenças no silêncio e no ruído em fones auriculares: valores de referência de normalidade - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Raquel Cristina Daniel ; Sinéia Neujahr dos Santos ;Revista CEFAC 2011, 13 4

Autor: Maristela Julio Costa

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista CEFAC ISSN: 1516-1846 revistacefac@cefac.br Instituto Cefac Brasil Julio Costa, Maristela; Daniel, Raquel Cristina; Neujahr dos Santos, Sinéia Reconhecimento de sentenças no silêncio e no ruído em fones auriculares: valores de referência de normalidade Revista CEFAC, vol.
13, núm.
4, julio-agosto, 2011, pp.
685-691 Instituto Cefac São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=169319494004 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 685 RECONHECIMENTO DE SENTENÇAS NO SILÊNCIO E NO RUÍDO EM FONES AURICULARES: VALORES DE REFERÊNCIA DE NORMALIDADE Sentence recognition in quiet and in noise on earphones: reference benchmarks Maristela Julio Costa (1), Raquel Cristina Daniel (2), Sinéia Neujahr dos Santos (3) RESUMO Objetivo: determinar os limiares de reconhecimento de sentenças no silêncio (LRSS) e no ruído (LRSR), a fim de estimar os valores de referência para jovens adultos normo-ouvintes.
Método: foram avaliados 240 indivíduos, de ambos os sexos, com idades entre 18 e 30 anos, com no mínimo o ensino médio completo.
As medidas foram obtidas utilizando o teste Listas de Sentenças em Português (LSP, Costa, 1998), em fones auriculares.
Para a obtenção dos LRSR foi usado um ruído fixo a 65 dB NA, ipsilateralmente, cujos resultados foram expressos por meio das relações S-R.
Resultados: com base nos valores encontrados a partir da avaliação de 480 orelhas, o LRSS médio encontrado foi de 6,20 dB NA, com valores mínimos e máximos de 2,44 dB NA e 9,66 dB NA, respectivamente, e um desvio-padrão médio de 1,33; enquanto que a relação S-R média foi de -5,29 dB, com valores mínimos e máximos de -2,55 dB e -9,22 dB, e um desvio-padrão médio de 1,13.
Conclusão: o LR...





Documentos relacionados