Influência do tipo de transdutor no mascaramento em deficiência auditiva condutiva e mista bilateral Reportar como inadecuado




Influência do tipo de transdutor no mascaramento em deficiência auditiva condutiva e mista bilateral - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Marcela Rosana Maia da Silveira ; Daniela Gil ;Revista CEFAC 2012, 14 4

Autor: Lívia Tamie Oshiro

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista CEFAC ISSN: 1516-1846 revistacefac@cefac.br Instituto Cefac Brasil Oshiro, Lívia Tamie; Maia da Silveira, Marcela Rosana; Gil, Daniela Influência do tipo de transdutor no mascaramento em deficiência auditiva condutiva e mista bilateral Revista CEFAC, vol.
14, núm.
4, julio-agosto, 2012, pp.
635-640 Instituto Cefac São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=169323218015 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 635 INFLUÊNCIA DO TIPO DE TRANSDUTOR NO MASCARAMENTO EM DEFICIÊNCIA AUDITIVA CONDUTIVA E MISTA BILATERAL Influence of transducer’s type in bilateral conductive and mixed hearing loss masking Lívia Tamie Oshiro (1), Marcela Rosana Maia da Silveira (2), Daniela Gil (3) RESUMO Objetivo: verificar a influência do tipo de transdutor na quantidade de mascaramento necessária para obtenção de limiares por vias aérea e óssea em indivíduos com deficiência auditiva condutiva e mista. Método: foram avaliados 16 indivíduos com presença de deficiência auditiva condutiva ou mista bilateral simétrica com gap aéreo-ósseo de no mínimo 15dBNA.
Os indivíduos foram submetidos à anamnese, meatoscopia, medidas de imitância acústica, audiometria tonal liminar e audiometria vocal, realizadas com fones supra-aurais TDH-39 e com os fones de inserção ER-3A.
Resultados: não houve diferença estatisticamente significante entre as orelhas independentemente do tipo de transdutor.
A quantidade de mascaramento utilizada com o fone de inserção ER-3A para testar a via aérea, nas frequências de 250Hz e 500Hz, foi menor do que a utilizada com o fone supra-aural, com significância estatística.
Conclusões: há influência do tipo de transdutor na quantidade de mascaramento util...





Documentos relacionados