Discriminação fonêmica na aquisição de segunda lingua em adulto – estudo de caso Reportar como inadecuado




Discriminação fonêmica na aquisição de segunda lingua em adulto – estudo de caso - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Renata Mancopes ; Helena Bolli Mota ;Revista CEFAC 2015, 17 2

Autor: Beatriz dos Santos Carvalho

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista CEFAC ISSN: 1516-1846 revistacefac@cefac.br Instituto Cefac Brasil dos Santos Carvalho, Beatriz; Mancopes, Renata; Bolli Mota, Helena DISCRIMINAÇÃO FONÊMICA NA AQUISIÇÃO DE SEGUNDA LINGUA EM ADULTO – ESTUDO DE CASO Revista CEFAC, vol.
17, núm.
2, marzo-abril, 2015, pp.
628-634 Instituto Cefac São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=169338410032 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 628 DISCRIMINAÇÃO FONÊMICA NA AQUISIÇÃO DE SEGUNDA LINGUA EM ADULTO – ESTUDO DE CASO Phonemic discrimination in the adult second langue acquisition – case study  Beatriz dos Santos Carvalho(1), Renata Mancopes(1), Helena Bolli Mota(1) RESUMO O objetivo é investigar a discriminação fonêmica para a segunda língua de um adulto falante de espanhol como língua materna e em aquisição do português brasileiro como segunda língua, a partir da percepção do próprio falante.
Foi desenvolvido a partir de um estudo de caso, por meio da análise de conteúdo de uma entrevista semiestruturada.
Após a transcrição ortográfica da entrevista, foi realizada leitura exaustiva e flutuante dos dados, buscando analisar o que se repetia no discurso do paciente.
Evidenciaram-se alguns determinantes que apontaram para categorias discursivas de análise.
Foram criadas cinco categorias e selecionadas 11 sequências discursivas para discussão. A partir destas sequências discursivas, evidenciou-se o importante papel da discriminação fonêmica no aprendizado da segunda língua, bem como a dificuldade em desenvolvê-la quando se trata de uma segunda língua em idade tardia, pois ela torna-se restrita, não natural.
A discriminação fonêmica parece ser facilitada por algumas características ...





Documentos relacionados