Os múltiplos aspectos da linguagem em processo demencial: um comparativo entre contexto doméstico e institucional Reportar como inadecuado




Os múltiplos aspectos da linguagem em processo demencial: um comparativo entre contexto doméstico e institucional - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Michele Vargas Garcia ; Elenir Fedosse ;Revista CEFAC 2015, 17 2

Autor: Jayne Guterres de Mello

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista CEFAC ISSN: 1516-1846 revistacefac@cefac.br Instituto Cefac Brasil Guterres de Mello, Jayne; Vargas Garcia, Michele; Fedosse, Elenir OS MÚLTIPLOS ASPECTOS DA LINGUAGEM EM PROCESSO DEMENCIAL: UM COMPARATIVO ENTRE CONTEXTO DOMÉSTICO E INSTITUCIONAL Revista CEFAC, vol.
17, núm.
2, marzo-abril, 2015, pp.
615-627 Instituto Cefac São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=169338410031 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 615 OS MÚLTIPLOS ASPECTOS DA LINGUAGEM EM PROCESSO DEMENCIAL: UM COMPARATIVO ENTRE CONTEXTO DOMÉSTICO E INSTITUCIONAL Multiple aspects of language in dementia: a comparison between domestic and institutional context Jayne Guterres de Mello(1), Michele Vargas Garcia(2), Elenir Fedosse(2) RESUMO Analisar a expressão e interpretação-compreensão verbal e seus mecanismos subjacentes (audição, equilíbrio corporal, voz e motricidade orofacial) de duas idosas com quadro clínico de demência – uma vivendo em ambiente familiar e outra em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos. São apresentados os casos de duas idosas: uma mulher de 85 anos, com diagnóstico de Demência de Alzheimer, que reside com o marido e uma de suas filhas; e uma mulher de 90 anos, com diagnóstico de Demência Vascular, que reside em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos. Realizou-se uma avaliação fonoaudiológica integrada, considerando a linguagem em seus múltiplos aspectos (audição, equilíbrio corporal, voz e motricidade orofacial), na qual foram observadas manifestações linguísticas que retratam menor produção verbal por parte da idosa institucionalizada.
Os resultados obtidos por meio das avaliações de audição (acuidade e processamento), equi...





Documentos relacionados