Modernidade, dominação e resistência: as relações entre capital e trabalho sob a ótica de joão do rio Reportar como inadecuado




Modernidade, dominação e resistência: as relações entre capital e trabalho sob a ótica de joão do rio - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Tempo 2004, 9 17

Autor: Magali Gouveia Engel

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Tempo ISSN: 1413-7704 secretaria.tempo@historia.uff.br Universidade Federal Fluminense Brasil Gouveia Engel, Magali Modernidade, dominação e resistência: as relações entre capital e trabalho sob a ótica de João do Rio Tempo, vol.
9, núm.
17, julio, 2004, pp.
1-26 Universidade Federal Fluminense Niterói, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=167017770004 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 17 • Tempo Modernidade, dominação e resistência: as relações entre capital e trabalho sob a ótica de João do Rio*1 Magali Gouveia Engel** Este artigo apresenta alguns resultados parciais da pesquisa intitulada “Trabalho, relações de gêneros e questão racial: memórias da cidade através das crônicas (RJ, 1870-1930)”.2 Trata-se de buscar nestes registros, como sugere Margarida de Souza Neves, “indícios reveladores do tempo vivido”,3 através das diferentes leituras que dele fez cada um dos autores escolhidos – entre os quais Olavo Bilac, João do Rio e Lima Barreto.
Narrativas subjetivas do “real vivido”, espaços de construção e de interpretação das memórias coleti* Artigo recebido em fevereiro de 2004 e aprovado para publicação em abril de 2004. Uma primeira versão deste artigo foi apresentada no 4o Congreso Latinoamericano de Sociología del Trabajo da ALAST (Havana, 2003) e publicado no CD-ROM do evento, com o título Os intelectuais e a modernidade: as relações de trabalho nas crônicas cariocas. ** Professora do Departamento de História da UFF. 2 A pesquisa conta, atualmente, com o apoio do CNPq e da Faperj.
Participam da segunda etapa do projeto os bolsistas do PIBIC Daniel Angelim, Leonardo Ayres Padilha e Leandro Rosetti de Almeida. 3 Margarida de S....





Documentos relacionados