O real e o imaginário nos fabliaux medievais Reportar como inadecuado




O real e o imaginário nos fabliaux medievais - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Tempo 2004, 9 17

Autor: José Rivair Macedo

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Tempo ISSN: 1413-7704 secretaria.tempo@historia.uff.br Universidade Federal Fluminense Brasil Rivair Macedo, José O real e o imaginário nos Fabliaux medievais Tempo, vol.
9, núm.
17, julio, 2004, pp.
1-19 Universidade Federal Fluminense Niterói, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=167017770002 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 17 • Tempo O real e o imaginário nos Fabliaux medievais * José Rivair Macedo** Embora fecundas, as relações entre Literatura e História não deixam de ser intrigantes e de colocar para os pesquisadores problemas de difícil resolução.
Produzidas num dado tempo e guardando em si índices de historicidade, as obras literárias exigem dos especialistas em literatura algo mais do que o conhecimento do contexto histórico de sua elaboração e dos historiadores, algo mais do que a simples descrição de seu conteúdo.
Reconhecer o estatuto particular do texto literário implica em deixar de considerálo mero reflexo de sua época e em avaliar o quanto ele dialoga com ela, reproduzindo, rechaçando ou, na maioria das vezes, refratando dados intrínsecos do tempo e do lugar em que ganhou forma.
Determinar as especificidades e os matizes destas múltiplas relações não é tarefa simples de realizar. No que respeita à Idade Média, a complexidade é ainda maior, a começar pelo enquadramento conceitual dos campos evocados.
Sabe-se o quanto as fronteiras entre determinadas áreas do saber não tinham ainda sido demarcadas com precisão naquele momento e o quanto o que hoje se conhece acerca da “cultura histórica” ou da “literatura” medieval é uma elaboração * Artigo recebido em fevereiro de 2004 e aprovado para publicação em abril de 2004. ** P...





Documentos relacionados