Apresentação Reportar como inadecuado




Apresentação - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Sônia Regina Rebel de Araújo ;Tempo 2004, 9 17

Autor: Rachel Soihet

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Tempo ISSN: 1413-7704 secretaria.tempo@historia.uff.br Universidade Federal Fluminense Brasil Soihet, Rachel; Rebel de Araújo, Sônia Regina Apresentação Tempo, vol.
9, núm.
17, julio, 2004, pp.
1-4 Universidade Federal Fluminense Niterói, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=167017770001 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Narrativa e Fontes Literárias Apresentação Rachel Soihet * Sônia Regina Rebel de Araújo** O presente dossiê ocupa-se de tema muito em evidência – as relações entre a História e a Literatura.
Sua diversidade temática e temporal, que apresenta aspectos das pesquisas de vários historiadores, demonstra a pluralidade de objetos e metodologias que as relações entre História e fontes ficcionais permitem abranger.
Seus temas abordam os pobres urbanos, os camponeses e os vagabundos da Idade Média e da Idade Moderna, o cotidiano dos populares do Rio de Janeiro na passagem do século XIX para o XX, os intelectuais do Rio de Janeiro e um intelectual específico, Luiz da Câmara Cascudo, a violência na Argélia, desde o período da guerra de independência até a década de 1990, a discussão sobre ficção científica e as transcodificações de um conto famoso, Um Ruído de Trovão, para Histórias em Quadrinhos (HQ) e para um seriado de TV. O que unifica tão amplo espectro temático e temporal? Para além do fato de os autores convidados analisarem narrativas ficcionais, apontaríamos duas constantes: a primeira diz respeito à ênfase que os articulistas conferem às relações entre a ficção e o real vivido ou, ainda, as relações entre as épocas e a produção literária de cada uma; a segunda discute a pertinência do conceito de representação par...





Documentos relacionados