A construção de um mito: antônio de albuquerque e o levante emboaba Reportar como inadecuado




A construção de um mito: antônio de albuquerque e o levante emboaba - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Tempo 2010, 15 29

Autor: Adriana Romeiro

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Tempo ISSN: 1413-7704 secretaria.tempo@historia.uff.br Universidade Federal Fluminense Brasil Romeiro, Adriana A construção de um mito: Antônio de Albuquerque e o levante emboaba Tempo, vol.
15, núm.
29, 2010, pp.
167-188 Universidade Federal Fluminense Niterói, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=167016571007 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 29 • Tempo A construção de um mito: Antônio de Albuquerque e o levante emboaba* Adriana Romeiro∗∗ Este artigo examina a construção da imagem de herói pacificador em torno de Antônio de Albuquerque, governador da capitania do Rio de Janeiro e depois da capitania de São Paulo e Minas do Ouro, considerado o responsável pela pacificação da Guerra dos Emboabas.
Descrito por Cláudio Manuel da Costa como um herói dotado das virtudes da coragem e prudência, tal imagem se deslocaria depois para os estudos históricos, conformando as narrativas sobre a Guerra dos Emboabas, em particular, e a administração de Albuquerque, em geral. Palavras-chave: Guerra dos Emboabas, Antônio de Albuquerque, Cláudio Manuel da Costa. The construction of a myth: Antônio de Albuquerque and the Emboaba rebellion. This article examines the construction of the image of peacemaker hero Antônio de Albuquerque, governor of the captaincy of Rio de Janeiro and then the captaincy of São Paulo and Minas do Ouro, considered responsible for the pacification of the War of Emboabas.
Described by Cláudio Manuel da Costa as a hero endowed with virtues like courage and wisdom, such image would then spread to historical studies, ∗ Artigo recebido em julho de 2008 e aprovado para publicação em agosto de 2009.
Este artigo originou-se de uma pesquisa financiada pe...





Documentos relacionados