Encuentro de la cultura cubana: intelectuais dissidentes e revistas culturais Reportar como inadecuado




Encuentro de la cultura cubana: intelectuais dissidentes e revistas culturais - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Revista Brasileira do Caribe 2006, VII 13

Autor: Vilma L. da Fonseca

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista Brasileira do Caribe ISSN: 1518-6784 revista_brasileira_caribe@hotmail.com Universidade Federal de Goiás Brasil da Fonseca, Vilma L. Encuentro de la cultura Cubana: Intelectuais Dissidentes e Revistas Culturais Revista Brasileira do Caribe, vol.
VII, núm.
13, julio-diciembre, 2006, pp.
243-288 Universidade Federal de Goiás Goiânia, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=159113678012 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Encuentro de la cultura Cubana: Intelectuais Dissidentes e Revistas Culturais Vilma L.
da Fonseca Resumo O objetivo deste artigo é apresentar a revista cultural Encuentro de la cultura cubana como uma importante fonte para a pesquisa da história de Cuba, bem como contextualizar a trajetória de seu idealizador Jesús Díaz e sua participação no cenário dos intelectuais dissidentes dentro e fora da ilha.
A revista configurou um espaço aberto aos dissidentes cubanos que se denominam “pós-castristas” e apresenta discussões que envolvem as mais variadas temáticas sobre a história e a cultura cubanas, tais como história, economia, sociologia, arquitetura, ecologia, artes plásticas, cinema, literatura, música, etc.
A importância de Jesús Díaz no cenário intelectual é destacada para buscarmos uma compreensão sucinta do campo literário cubano que hoje se encontra na diáspora e inserirmos Encuentro no rol das revistas culturais cubanas que desde as primeiras décadas do século XX vieram colaborando para a profusão da cultura e do debate sobre a identidade cubana, caribenha e latino-americana. Palavras-chave: História de Cuba, Revistas culturais, Intelectuais dissidentes. Resumen El objetivo de este artículo es presentar la revista cultural Encuentr...





Documentos relacionados