Reseña de -tan lejos de dios... ensayos sobre las relaciones del caribe con estados unidos- de antonio gaztambide-geigel Reportar como inadecuado




Reseña de -tan lejos de dios... ensayos sobre las relaciones del caribe con estados unidos- de antonio gaztambide-geigel - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Revista Brasileira do Caribe 2007, VIII 15

Autor: Leonardo de Melo Rodrigues

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista Brasileira do Caribe ISSN: 1518-6784 revista_brasileira_caribe@hotmail.com Universidade Federal de Goiás Brasil Melo Rodrigues, Leonardo de Reseña de -Tan lejos de Dios.
Ensayos sobre las relaciones del Caribe con Estados Unidos- de Antonio GAZTAMBIDE-GEIGEL Revista Brasileira do Caribe, vol.
VIII, núm.
15, julio-diciembre, 2007, pp.
283-287 Universidade Federal de Goiás Goiânia, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=159114265013 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Resenha GAZTAMBIDE-GEIGEL, Antonio.
Tan lejos de Dios.
Ensayos sobre las relaciones del Caribe con Estados Unidos.
San Ruan: Edicines Callejón, Porto Rico; 2006.
242 p. Leonardo de Melo Rodrigues Ao nomear ensaios aparentemente dispersos sob o título de um dito popular, ainda mais estando este incompleto, uma idéia de unidade se entrelaça com o omitido e suspenso pelas reticências: “.
e tão perto dos Estados Unidos”.
A invocação de um dito popular não se dá de forma gratuita, dela decorre um sentido que expressa a novidade deste trabalho.
Mesmo o dito sendo de origem mexicana, como Gaztambide-Geigel faz questão de ressaltar, este dito expressa uma condição de existência comum a países do continente meso e sul americano: a proximidade física em relação aos Estados Unidos, potência esta que teve uma sobressalente mudança hierárquica no cenário econômico mundial, na qual se elevara ao avatar de maior poderio atual.
E a novidade deste trabalho é justamente se adentrar no conjunto de relações que presidiram o processo de emergência da potência norte americana em relação aos vizinhos do sul, particularmente os antilhanos.
A atualidade do dito faz-se clara. Seu sentido coloca em xeque o ...





Documentos relacionados