Teoria da relevância e análise sócio retórica de gêneros textuais: análise de respostas em cartas-consulta diretas e indiretas Reportar como inadecuado




Teoria da relevância e análise sócio retórica de gêneros textuais: análise de respostas em cartas-consulta diretas e indiretas - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Revista Signos 2010, 43 1

Autor: Fábio Rauen

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista Signos ISSN: 0035-0451 revista.signos@ucv.cl Pontificia Universidad Católica de Valparaíso Chile Rauen, Fábio Teoria da relevância e análise sócio retórica de gêneros textuais: Análise de respostas em cartasconsulta diretas e indiretas Revista Signos, vol.
43, núm.
1, 2010, pp.
205-225 Pontificia Universidad Católica de Valparaíso Valparaíso, Chile Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=157021642012 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 205 Revista Signos 2010 - 43 Número Especial Monográfico Nº 1 205-225 Teoria da relevância e análise sócio-retórica de gêneros textuais: Análise de respostas em cartasconsulta diretas e indiretas Fábio Rauen Universidade UNISUL Brasil Resumo: Segundo Simoni (2004), há dois padrões para o gênero carta-consulta nos Jornais Folha de S.
Paulo e O Globo, cartas-consulta diretas e indiretas, conforme as respostas sejam citadas ou reportadas no terceiro movimento, o de ‘fornecer uma resposta’.
Com base na teoria da relevância e analisando novamente os 68 exemplares de carta-consulta coletados pela autora, argumenta-se neste artigo que relações de relevância permitem refinar essa tipologia e o próprio conceito desse gênero.
Assim, por cartas-consulta definem-se cartas do leitor, publicadas em seções específicas de um jornal, contendo uma consulta ou demanda, para a qual se transcrevem ou relatam respostas ou réplicas da redação desse jornal, de colaboradores especialistas ou de entidades envolvidas na demanda.
Cartas-consulta com respostas diretas são cartas dos leitores contendo consultas, para as quais se transcrevem respostas da redação ou de colaboradores especialistas.
Cartas-consulta com respostas indiretas são cart...





Documentos relacionados