Livros perigosos para garotos e maravilhosos para meninas: o gênero social diferenciando o gênero discursivo Reportar como inadecuado




Livros perigosos para garotos e maravilhosos para meninas: o gênero social diferenciando o gênero discursivo - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Revista Signos 2010, 43 1

Autor: Rosa Maria Hessel Silveira

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista Signos ISSN: 0035-0451 revista.signos@ucv.cl Pontificia Universidad Católica de Valparaíso Chile Hessel Silveira, Rosa Maria Livros perigosos para garotos e maravilhosos para meninas: O gênero social diferenciando o gênero discursivo Revista Signos, vol.
43, núm.
1, 2010, pp.
143-159 Pontificia Universidad Católica de Valparaíso Valparaíso, Chile Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=157021642009 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 143 Revista Signos 2010 - 43 Número Especial Monográfico Nº 1 143-159 Livros perigosos para garotos e maravilhosos para meninas: O gênero social diferenciando o gênero discursivo Rosa Maria Hessel Silveira Universidade Luterana do Brasil Universidade Federal do Rio Grande do Sul Brasil Resumo: Livros de auto-ajuda constituem gênero discursivo em proliferação no mundo contemporâneo e nele podem ser enquadrados títulos direcionados para crianças, com conselhos, dicas, instruções de atividades, de comportamento e textos informativos. Entre tais livros, estão obras que se dirigem separadamente a meninos e meninas, como é o caso de ‘O Maravilhoso Livro das Meninas’ e ‘O Livro Perigoso para Garotos’.
Essas obras, ainda que tenham estrutura semelhante, diferem em função das representações culturais do leitor a ser atingido: meninos ou meninas.
Nesse sentido, o objetivo do estudo é o de confrontar tais obras identificando nelas marcas distintivas que o gênero, como categoria social relacionada a sexo, imprime no gênero discursivo específico.
Os estudos de gênero social e os estudos sobre gêneros discursivos fundamentam a análise. Conclui-se que há uma dicotomia de temáticas nos ensinamentos de como fazer, nas temáticas dos t...





Documentos relacionados