Avaliação do impacto regulatório e sua difusão no contexto brasileiro Reportar como inadecuado




Avaliação do impacto regulatório e sua difusão no contexto brasileiro - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

RAERevista de Administração de Empresas 2011, 51 4

Autor: Alketa Peci

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



RAE - Revista de Administração de Empresas ISSN: 0034-7590 rae@fgv.br Fundação Getulio Vargas Brasil Peci, Alketa Avaliação do impacto regulatório e sua difusão no contexto brasileiro RAE - Revista de Administração de Empresas, vol.
51, núm.
4, julio-agosto, 2011, pp.
336-348 Fundação Getulio Vargas São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=155119314003 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ARTIGOS Recebido em 07.12.2009.
Aprovado em 11.05.2011 Avaliado pelo sistema double blind review Editor Científico: Felipe Zambaldi AVALIAÇÃO DO IMPACTO REGULATÓRIO E SUA DIFUSÃO NO CONTEXTO BRASILEIRO REGULATORY IMPACT ASSESSMENT AND ITS PROPAGATION WITHIN THE BRAZILIAN CONTEXT MANIFESTACIÓN DE IMPACTO REGULATORIO Y SU DIFUSIÓN EN EL CONTEXTO BRASILEÑO RESUMO A Avaliação do Impacto Regulatório (AIR) é um dos instrumentos que visam melhorar a qualidade de regulação. Pesquisas destacam limitações no processo de adoção da AIR em países em desenvolvimento, devido à influência de variáveis políticas que operam no contexto nacional ou à escassez de capacidades organizacionais.
Este estudo avalia como variáveis políticas e organizacionais influenciam a difusão da AIR no Brasil.
Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas com atores do modelo regulatório, focando na familiaridade com o instrumento, nas capacidades organizacionais existentes, no contexto burocrático, no processo de políticas públicas e na posição dos principais atores do marco regulatório brasileiro sobre AIR.
Essa pesquisa mostra a relevância das capacidades organizacionais, assim como a influência dos fatores políticos no processo...





Documentos relacionados